Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 07:59
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Mato Grosso está tendo redução nos focos de calor este mês. Até o dia 20, foram detectados 1.330 pelo satélite NOAA-15, do Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco). Esse número representa apenas 15% do total registrado em setembro (9.160 incêndios) o maior do país.

Mas, apesar dessa redução, atrelada ao início do período chuvoso, as queimadas continuam proibidas no Estado. O período de proibição encerraria em 15 de setembro, mas foi prorrogado por tempo indeterminado após intervenção do Ministério Público. Com a liberação, muitos começaram a queimar e o Estado ficou encoberto pela fumaça, aumentando casos de doenças respiratórias, além do prejuízo ambiental.

De acordo com o supervisor da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) em Sinop, Paulo Winter, nenhuma autorização está sendo liberada. “Ainda estamos fazendo vistorias nas áreas em que foram detectados os focos pelo satélite, nas últimas semanas, que são muitos, e autuando os culpados”, explicou.

O Estado mantém a liderança no número de queimadas este ano. Foram 11.359 desde agosto. Em segundo está o Pará, que no ano passado passou Mato Grosso e foi campeão.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201876/visualizar/