Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 22 de Outubro de 2007 às 14:01

    Imprimir


A Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais da Assembléia Legislativa, se reúne hoje, às 16 horas, com o secretário de Estado de Fazenda, Valdir Teis e representantes do segmento de produção do biodiesel. Durante a reunião, o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM) vai apresentar uma emenda à mensagem 53 do Executivo, que “institui a política estadual de apoio à produção e utilização do biodiesel, óleos vegetais e gordura animal”, atendendo a reivindicação dos pequenos produtores, que têm interesse de serem incluídos nos benefícios do governo, referentes às operações realizadas com matérias-primas de origem da agricultura familiar.

Na emenda, o governo mantém a carga tributária final de 3% e os limites da produção do estabelecimento, deverá ser aumentada até 50%. Ainda na proposta do deputado, os incentivos não devem excluir a utilização das matérias-primas oriundas da soja, caroço do algodão e girassol.

Na avaliação do deputado, a reunião terá resultado positivo para ambas as partes, uma vez que prevê redução do ICMS de 17% para 7% aos investidores do biodiesel e a geração de renda para a classe de produtores rurais inseridas nos programas da agricultura familiar.

“Para os empresários que investem no biodiesel é bom porque terão redução de ICMS. Eles terão que comprar de algum lugar da mesma forma e estarão promovendo o incentivo em outras culturas”, disse o deputado, ressaltando que experiência neste sentido, já é realidade na cidade de Sorriso, onde o algodão recebe incentivos na agricultura familiar.

Por outro lado, o governo argumenta que a mensagem tem o objetivo de promover o fortalecimento da cadeia produtiva de oleaginosas, o desenvolvimento sustentado da agropecuária, em suas vertentes social, ambiental, econômica e industrial, o incremento na produção de biodiesel, em consonância com a política federal e o estímulo à agricultura familiar.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/202013/visualizar/