Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 19 de Outubro de 2007 às 16:33

    Imprimir


LA HABANA, 19 Out 2007 (AFP) - Mais de 8,3 milhões de cubanos estão sendo convocados às urnas para escolher no próximo domingo 15.236 vereadores em um processo eleitoral que terminará em fevereiro ou março com a eleição de governadores de província, deputados e membros do Conselho de Estado, presidido por Fidel Castro desde 1976.

Um total de 37.328 pessoas foram designadas em 50.760 assembléias comunitárias, entre partidários de Castro, militantes ou não do Partido Comunista (PCC, único).

Não há campanhas eleitorais individuais. As biografias e fotos dos candidatos são colocadas em lugares públicos de sua circunscrição, e os anúncios são para incentivar as pessoas a participarem do pleito, não para votar em ninguém.

Os 15.236 vereadores que serão eleitos nestas eleições municipais - que são realizadas a cada dois anos e meio -, serão delegados de circunscrição, membros das 169 Assembléias Municipais do país.

A cada cinco anos, os delegados municipais escolherão entre eles os candidatos indicados a delegados das 14 assembléias provinciais e 50% dos candidatos ao Parlamento, de pouco mais de 600 deputados.

Uma Comissão de Candidaturas, formada por oito organizações sociais e que preside a Central de Trabalhadores de Cuba (CTC, única), indica os outros 50% que se candidatarão à Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento).

Os candidatos a deputado e delegado provincial são eleitos por voto direto e secreto da população em um dia inteiro de votação. A data para estas eleições gerais ainda não foi definida, mas sabe-se que será em fevereiro ou março.

Os mais de 600 deputados eleitos constituem formalmente o novo Parlamento em uma reunião na qual é escolhida a diretoria - realizada duas ou três semanas depois da votação. Desde 1992 o presidente é Ricardo Alarcón.

Em seguida, nesta mesma reunião, os deputados elegem os 31 membros do Conselho de Estado, cujo presidente também encabeça o Conselho de Ministros e é chefe supremo das Forças Armadas, cargo ocupado pelo agora convalescente Fidel Castro.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/202284/visualizar/