Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 24 de Setembro de 2007 às 19:01
Por: THAÍZA ARAÚJO

    Imprimir


Aproximadamente 250 estudantes da escola estadual Liceu Cuiabano assistiram na última quinta-feira (20.09) uma palestra sobre a importância da preservação e do resgate do patrimônio público, histórico e cultural do estado. A palestra foi ministrada por um historiador da Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso. A própria escola, que existe há 128 anos é um patrimônio cultural desde 12 de fevereiro de 1998. O Arquivo Público é uma superintendência ligada a Secretaria de Estado de Administração (SAD).

De acordo com a coordenadora pedagógica do Liceu Cuiabano, Silvana Cardoso, uma das maiores preocupações dos professores e do diretor é a falta de consciência dos alunos no cuidado com o patrimônio público. “Eu espero que depois dessa palestra os alunos adquiram consciência e passem a preservar e zelar pelos patrimônios históricos”.

Silvana revelou sua satisfação com a visita do Arquivo Público à escola. “A palestra foi muito importante para os estudantes, pois mostra a situação dos outros patrimônios, e que é preciso cuidar do nosso. Às vezes, as pessoas pensam que pelo fato de ser público tem que quebrar ou destruir o ambiente, pelo contrário: temos é que preservá-lo”, afirmou.

A estudante Laura Arruda, de 13 anos, disse que achou interessante a palestra e que adquiriu conhecimentos sobre os patrimônios públicos. “A palestra ajuda os alunos a ter consciência da preservação dos nossos patrimônios. Antigamente, eu pichava a sala de aula e o corredor da escola, mas há algum tempo eu não faço mais isso, porque aprendi que tenho que preservar o que é nosso”.

De acordo com o estudante Rodolfo Silva, 15 anos, a palestra foi surpreendente. “Achei boa a palestra porque mostrou a história de Cuiabá e a importância de se preservar o patrimônio como nossa escola. A partir de hoje vou cuidar e conservar ainda mais da escola. Se eu ver alguém destruindo a escola, vou dizer que não isso não pode ser feito, que devemos preservar nosso patrimônio”, frisou.

Lauro Portela, historiador e servidor do Arquivo, destacou os motivos pelos quais os jovens picham o ambiente escolar, e como a palestra pode ajudar os estudantes a ter mais consciência para preservar os patrimônios públicos do Estado. “Os adolescentes geralmente picham as paredes para demonstrar o seu lugar no espaço. Com a palestra, eles aprendem a respeitar e preservar os patrimônios históricos”.

O diretor do Liceu Cuiabano, Francisco de Assis Ferreira dos Santos, disse que a escola tem uma série de problemas de preservação do patrimônio histórico, e nesse sentido a palestra foi fundamental. “A palestra destacou a história, o conhecimento e a preservação dos patrimônios públicos e isso ajuda com que os alunos visualizem e aprendam sobre a importância de conservar o patrimônio histórico. Nós somos o nosso patrimônio”, concluiu.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/205940/visualizar/