Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Setembro de 2007 às 15:38

    Imprimir


Fumaça fecha aeroporto de Alta FlorestaFumaça causa transtornos em Aeroportos do interior do Estado de Mato Grosso. Em Alta Floresta, o aeroporto ficou fechado por mais de 7 horas. Segundo o chefe do Grupamento de Navegação Aéreo da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Clovis Keizo Kigima, os pousos e decolagens de aviões foram interrompidos durante a manhã por causa do excesso de fumaça que dificulta a visibilidade dos pilotos. Duas aeronaves particulares não conseguiram pousar no local.

E a baixa umidade também já afeta a população. De acordo com moradores de Alta Floresta a cidade está com fumaça ao “alcance dos olhos”. Para o morador da cidade, Erik Finotti, “faz tempo que a população não enxerga o sol em Alto Floresta e está semana piorou”. O comandante municipal do Corpo de Bombeiro, Jomar Cortez, disse que a cidade não registrou incêndios neste últimos dois dias, mas confirma que realmente a fumaça cobre a cidade neste momento.

Para ele, são as queimadas na aérea rural e em outras cidades que pioram a situação do local. A cidade mato-grossense faz divisa com o Estado do Pará, que é o segundo no ranking de queimadas do Brasil, perdendo apenas para o próprio Estado de Mato Grosso.

Em outros aeroportos do interior e da capital os pilotos estão pousando com visibilidade mínima. É o caso do aeroporto de Sinop. De acordo com Anderson Pfeiser, da empresa aérea Cruiser, a fumaça está em níveis aceitáveis e não foram registrados grandes atrasos nos aeroportos do interior. Mas, segundo Pfeiser, a maioria dos pilotos devem ter atenção por estarem operando pousos de vôos “somente no visual”, como acontece no aeroporto de Sinop que não é “Controlado”. Ou seja, não tem torre de controle.

A situação no Estado é critica e não deve melhorar nos próximos dias. Nesta quarta-feira, uma grande massa de ar seco e quente ainda predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil. Sem expectativa de chuva na Região. E a situação não muda na quinta-feira. O sol brilha forte e faz calor. E novamente não há previsão chuva, conforme o Clima Tempo.

A população deve ficar em alerta. A Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h, principalmente entre 14h e 16h, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. A ingestão de bastante líquido é recomendável para evitar a desidratação.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/208305/visualizar/