Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 28 de Agosto de 2007 às 16:03

    Imprimir


O Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta terça-feira (28) a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra todas as 40 pessoas acusadas de participação no esquema do mensalão.

Os últimos a serem transformados em réus foram o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes pela acusação de lavagem de dinheiro e evasão de divisas, e o ex-secretário do Partido dos Trabalhadores Sílvio Pereira, por formação de quadrilha.

Apesar de todos os 40 denunciados pela PGR terem virado réus, isso não significa que a denúncia foi aceita integralmente.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino, por exemplo, vão responder por corrupção ativa e formação de quadrilha, mas escaparam da acusação por peculato (apropriação indevida de dinheiro ou bens públicos por funcionário público para proveito próprio ou de terceiros), junto com o ex-secretário do PT Sílvio Pereira.

Formação de quadrilha

Nesta terça, o Supremo decidiu abrir novo processo por formação de quadrilha contra 14 pessoas dos núcleos petista, financeiro e publicitário apontados pela Procuradoria-Geral da República na denúncia do mensalão.

No núcleo do Partido dos Trabalhadores, essa denúncia vale para o ex-secretário do partido, Sílvio Pereira, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Também serão processados por formação de quadrilha os publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, a ex-diretora da SMPB Simone Vasconcelos e a auxiliar dela, Geiza Dias.

No núcleo financeiro, estão os executivos do Banco Rural José Roberto Salgado, Ayanna Tenório, Vinícius Samarane e Kátia Rabello.

Evasão de divisas

Também nesta terça, o STF aceitou mais uma denúncia contra o "núcleo publicitário", formado principalmente por Marcos Valério. Ele, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, a ex-diretora da SMPB Simone Vasconcelos e a auxiliar dela, Geiza Dias responderão por evasão de divisas. Os ministros não aceitaram a denúncia por esse crime contra o publicitário Rogério Tolentino.

Partidos políticos

Já na segunda (27), o STF aceitou denúncia por corrupção ativa contra Dirceu, Genoino e Delúbio. Os ministros também decidiram abrir ações penais contra políticos do PTB, como o deputado cassado Roberto Jefferson, do PP, como o deputado Pedro Henry, do PL, como o ex-deputado Valdemar Costa Neto, e do PMDB, como o ex-deputado José Borba.

Corrupção ativa

No núcleo publicitário-financeiro, o Supremo decidiu na segunda abrir ações penais contra os publicitários Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, contra a ex-diretora da SMP&B Simone Vasconcelos e Geiza Dias, ex-auxiliar da diretoria da agência, pelo crime de corrupção ativa em relação aos repasses aos partidos políticos.

Valério, Ramon e Cristiano já haviam se tornado réus pelo mesmo crime na semana passada, mas pelas acusações referentes a contratos na Câmara dos Deputados e transferências do Banco do Brasil para a DNA Propaganda, de acordo com informações da assessoria do tribunal.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/209442/visualizar/