Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 22 de Agosto de 2007 às 11:58
Por: Fabíola Salvador

    Imprimir


O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, avaliou que o "balanço parcial do ano não é positivo" para a atividade pecuária. Ele comentou o balanço divulgado hoje pela CNA que indica aumento de 6,59% nos custos operacionais da pecuária de corte no primeiro semestre do ano. O levantamento foi feito em parceira com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP). Ele lembrou que o aumento acumulado dos custos efetivos beira os 10% em São Paulo, porcentual nunca registrado pela pesquisa CNA/Cepea-USP em um único semestre.

Em Goiás, Minas Gerais e Paraná os aumentos no custo operacional efetivo já chegaram a 7% no semestre. O segmento de máquinas e implementos agrícolas contribuiu para este cenário de custos altos com um forte aumento de 8,9% em junho, como conseqüência da alta do minério de ferro e a continuidade das vendas aquecidas, que aumentaram 45,6% no mesmo mês. O segmento acumulou reajustes de 2,27% no semestre. A suplementação mineral, responsável por 19% do desembolso efetivo do pecuarista, na média Brasil, vem acumulando pequenas altas, somando 5,6% de reajustes de janeiro a junho.

Nogueira disse que a expectativa é que, após as ondas de frio nas regiões Sul e Sudeste, o consumo de mineral aumente na seca, expandindo os gastos com o insumo. Quanto ao bezerro, que serve de insumo para o pecuarista do sistema de recria-engorda, continuou valorizado em junho, registrando alta de 3,12% na média ponderada dos 10 estados da pesquisa. As maiores altas ocorreram em Mato Grosso (12,6%), Goiás (6,2%) e Minas Gerais (5,3%). Os bons preços da safra 2007/2008 e a expansão das culturas voltadas à agroenergia poderão aquecer a demanda por adubos nitrogenados, com reflexos sobre seus preços. Até junho, houve discreta desvalorização de 0,27% destes insumos. (fim)





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/210458/visualizar/