Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 21 de Agosto de 2007 às 18:45

    Imprimir


Miami, 21 ago (EFE).- O furacão "Dean" atingiu hoje a baía de Campeche enfraquecido, mas estima-se que ele recupere intensidade ao passar pelas águas quentes do Golfo do México, que são como um "combustível" para os ciclones.

Com ventos máximos sustentados de 130 km/h, o "Dean" se mantém na categoria 1 - a mínima da escala de intensidade Saffir-Simpson, que tem um máximo de cinco níveis - informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos no boletim das 18h (horário de Brasília).

O "Dean" atingiu na manhã de hoje a península de Iucatã como um forte furacão de categoria 5 com ventos de 260 km/h e rajadas de 315 km/h.

É possível que o "Dean" se fortaleça quando passar pelas águas quentes do Golfo do México e se transforme num ciclone de categoria maior antes de chegar à costa continental mexicana, disse um meteorologista do NHC.

"Continua sendo um furacão muito perigoso", ressaltou o especialista.

Permanece ativo um aviso de furacão (passagem em 24 horas) ao longo da costa do Golfo do México, desde o sul de Progreso até o oeste de Tampico.

Continua vigente um aviso de tempestade tropical do norte de Tampico até La Pesca.

O ciclone se desloca para o oeste a uma velocidade de translação de 32 km/h e nas próximas 24 horas espera-se um pequeno desvio em direção ao oeste-noroeste.

O "Dean" deve passar muito perto do litoral central do México na quarta-feira.

O olho do furacão está localizado na latitude 19,4 graus norte e na longitude 91,3 graus oeste, cerca de 100 quilômetros a oeste-sudoeste de Campeche e a 660 quilômetros a leste-sudeste de Tuxpan, ambos no México.

É possível que o furacão cause inundações no litoral de 1,83 a 2,44 metros acima dos níveis normais.

O "Dean" deixou pelo menos 13 mortos - quatro no Haiti, dois em Dominica, um em Santa Lúcia, quatro na República Dominicana e dois na Jamaica - e milhares de pessoas tiveram que ser retiradas de casa e buscar abrigo por causa de sua passagem.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/210587/visualizar/