Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 01 de Agosto de 2007 às 07:23
Por: Lisandra Paraguassú

    Imprimir


Sete governadores estão na mira do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As acusações vão desde propaganda eleitoral irregular até o abuso de poder econômico, passando pela mais comum: compra de votos. Da lista do TSE faz parte Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, que teve o mandato cassado na segunda-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Cunha Lima tem a situação mais difícil. A ação que cassou seu mandato esta semana - e a qual o governador pretende recorrer - será o terceiro recurso no TSE.

Já existem outras duas. Uma impetrada pelo Ministério Público Estadual, o acusa de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2006 e também de conduta vedada a agente público. O outro recurso é de uma ação feita pela coligação Paraíba do Futuro e o senador José Maranhão (PMDB), adversário de Cunha Lima na eleição. As acusações são as mesmas, somadas a de compra de votos. Dos sete governadores sendo julgados pelo TSE, cinco são acusados de compra de votos, quatro de abuso de poder econômico e cinco de abuso de poder político. Em suas defesas, segundo assessoria do tribunal, todos afirmam inocência. O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), é quem tem a maior lista de acusações.

Seus adversários, a coligação União do Tocantins e o ex-candidato José Wilson Siqueira Campos (PSDB), o acusa de abusos de poder econômico e político, compra de votos, propaganda eleitoral indevida e uso indevido de meio de comunicação. Marcelo Déda (PT), de Sergipe, tem apenas uma acusação. Um dos partidos adversários, o PAN, o acusa de propaganda eleitoral antecipada. Jackson Lago (PDT), do Maranhão é acusado por seus ex-adversários de comprar votos durante a eleição de 2006.





Fonte: Brasília/AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214195/visualizar/