Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 31 de Julho de 2007 às 12:17

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, entrega, no próximo dia 07 de Agosto de 2007, às 9 horas da manhã, o Certificado de Qualificação do primeiro módulo do Curso de Qualificação Profissional em Agentes Comunitários de Saúde. O certificado será entregue a 344 Agentes de Saúde de Cuiabá.

Ao anunciar o evento o secretário Augustinho Moro disse que “ao entregar esses certificados o Estado está, mais uma vez, cumprindo o seu papel de investimento na gestão do trabalhador da Saúde. Apenas na Baixada Cuiabana, no ano passado, a Saúde do Estado realizou cursos que resultaram na capacitação de 3.937 funcionários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Mato Grosso”.

O módulo I do curso, que tem como título “Humanizando e Integrando o Técnico Agente Comunitário de Saúde na Atenção Básica”, abordou três componentes curriculares. No primeiro componente foi estudada a integração entre as equipes de saúde e a população relacionada com a Unidade Básica de Saúde.

No segundo os capacitandos foram qualificados a fazer o planejamento e a avaliação das ações de saúde no âmbito desse relacionamento entre população e Unidade Básica de Saúde. O terceiro componente curricular envolveu a relação dos capacitandos com a promoção social , a proteção e o desenvolvimento da cidadania no âmbito social e da saúde. A capacitação teve uma carga horária de 400 horas.

O diretor da Escola de Saúde Pública, Fabiano Tonaco Borges, explicou: “ A Saúde do Estado está levando a qualificação profissional, a capacitação, a formação técnica e a Pós-Graduação ao interior do Estado atingindo várias áreas e todos os municípios. Nesse trabalho foram investidos, apenas no ano passado, cerca de R$ 10 milhões no programa de interiorização das capacitações”.

Além desses 344 profissionais que receberão certificados da 1ª fase da capacitação a Escola de Saúde Pública, em Cuiabá, já foram qualificados outros 1.700 Agentes de Saúde, nas regionais de Tangará da Serra, Alta Floresta, Rondonópolis, Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo e Água Boa.

Em fase de finalização estão as capacitações para 1.000 Agentes de Saúde nas regionais de São Felix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Juara e Juina. Faltam ser contempladas as regionais de Pontes e Lacerda, Cáceres, Barra do Garças, Sinop e Diamantino que serão beneficiadas no ano de 2008 com a capacitação. A meta do Estado é qualificar 4.000 profissionais até o ano de 2008.

A primeira fase dessa capacitação, da qual fazem parte os 344 Agentes de Saúde que receberão Certificados de Qualificação, está sendo realizada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. Posteriormente o Estado realizará a segunda fase da capacitação e o Município, por fim, fará a 3ª fase.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214311/visualizar/