Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Julho de 2007 às 07:45
Por: SID CARNEIRO

    Imprimir


O deputado Maksuês Leite (PP) espera que governo venha a aderir ao programa móvel de coleta de sangue e de cadastramento de pessoas doadoras de órgãos, como já vem sendo feito pelo Hemocentro e outras entidades no Estado. A proposta está sendo avaliada com a apresentação, no inicio do mês de um projeto de lei. Caso aprovado no retorno do recesso, o projeto vai à sanção do governador e deve assegurar o atendimento aos cidadãos que estão na fila de transfusão de sangue e doação de órgãos.

O programa do deputado segue os mesmos moldes do já utilizados pelo Hemocentro com coleta externa do material por equipe qualificada e todo o equipamento necessário. “Trata-se de mais uma ação de colaboração com os órgãos já existentes e fazer com que o Estado dê sua parte de contribuição”, disse o deputado.

Neste caso, Maksuês assegurou no projeto que o Executivo estadual firme convênios com o Governo Federal para viabilizar a implantação do programa móvel contando com os recursos do ministério da saúde. “O governado federal também é parte importante nesse processo que vai atender várias pessoas em todo Mato Grosso”, disse.

Para as doações de sangue e de órgãos, o Estado deve criar um calendário de vistas às cidades mato-grossenses agilizando dessa forma, a participação efetiva dos doadores de sangue e de órgãos. “Agir dessa forma é importante porque facilita a iniciativa de doadores da Capital e interior do estado”, afirmou o parlamentar. Maksuês Leite defende agilidade do governo para a implantação do programa, incluindo o convênio com o Ministério da Saúde de onde acredita ser encaminhado o maior volume de recursos para a estrutura do programa. “O Estado deve ser rápido nesse sentido para que o governo federal inicie ainda este ano a liberação da verba necessária à implantação do programa”, disse.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214847/visualizar/