Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 25 de Julho de 2007 às 14:45

    Imprimir


O ministro da Cultura, Gilberto Gil, que se encontra na Itália para apresentações de sua nova turnê mundial "Banda Larga", disse que "a cultura como um todo e a música principalmente devem se tornar livres e compartilháveis assim como o software Linux".

"Estamos em uma fase de continua evolução. Não se pode pensar em defender o existente. É necessário procurar novos modelos, novas definições de direitos autorais e novos modos de remunerar os artistas", disse Gil.

O artista se apresentara depois de amanhã no festival latino-americano de Assago, cidade da província da Lombardia, região norte da Itália.

Para as novas tecnologias, "necessárias para o desenvolvimento e a mudança", Gil dedicou sua música "Banda Larga", cujo vídeoclipe foi filmado dentro de sua própria casa, com um telefone celular, pelo cineasta Andrucha Waddington.

Na cozinha, entre geladeiras cobertas de imãs e amigos reunidos ao redor de uma mesa, o "Ministro da Contracultura", como definiu recentemente o jornal britânico "The Guardian", canta sobre novas tecnologias, internet e YouTube.

Uma música que é um verdadeiro manifesto da cultura digital e da informação democrática porque "como antes necessitávamos de ferrovias e estradas, hoje todos temos necessidade de banda larga", afirmou Gil.





Fonte: Ansa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/214918/visualizar/