Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 04 de Julho de 2007 às 06:33

    Imprimir


ISLAMABAD, 4 Jul (AFP) - Centenas de estudantes radicais islâmicos entrincheirados em uma mesquita de Islamabad se renderam nesta quarta-feira ao fim do ultimato anunciado pelas Forças Armadas paquistanesas que cercavam o edifício, onde 16 pessoas morreram em dois dias de confrontos.

"Até o momento, 250 homens e 100 mulheres saíram e nos ocupamos deles. Muitas pessoas continuam saindo", afirmou Anwar Mehmood, secretário paquistanês da Informação.

Um total de 5.000 estudantes homens e 4.000 mulheres, com idades entre 10 e 20 anos, assistem aos cursos ministrados na mesquita.

"O presidente (Pervez) Musharraf anunciou o pagamento de 5.000 rupias (83 dólares) a cada pessoa que sair do local por vontade própria", disse Mehmood.

As autoridades haviam anunciado um ultimato que expirava às 11H00 locais (3H00 de Brasília) para a rendição dos líderes da mesquita. Depois prorrogaram o prazo por mais 90 minutos para dar tempo suficiente para as negociações.

O governo paquistanês instaurou um toque de recolher nesta quarta-feira ao redor da mesquita, cercada por centenas de paramilitares, policiais e soldados, apoiados por veículos blindados. As autoridades alertaram que abririam fogo contra qualquer pessoa armada.

Na manhã desta quarta-feira, um dos religiosos que dirigem a mezquita ofereceu uma rendição condicional.

"Nós estamos dispostos a entregar as armas se tivermos garantias escritas de que não atacarão e não inciarão uma operação. Eles dizem que nós não deveríamos falar da lei islâmica, mas nós somos reservados neste ponto", disse Abdul Rashid Ghazi, um dos dois irmãos que administram a mesquita.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/218527/visualizar/