Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 22 de Junho de 2007 às 13:10

    Imprimir


O Irã produziu 100 kg de urânio enriquecido, anunciou nesta sexta-feira o ministro do Interior do país, Mostafa Pourmohammadi, citado pela agência semi-oficial Isna. O urânio enriquecido, que pode ser usado tanto na obtenção de energia quanto na produção de armas de destruição em massa, está no centro da polêmica internacional sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo o ministro, o país tem atualmente 3.000 centrífugas ativamente enriquecendo urânio. Ele informou também que materiais primários e gás de urânio estão acumulados nas instalações nucleares iranianas.

Pourmohammadi não especificou a taxa de enriquecimento do urânio, o que poderia indicar se seu uso será usado para produzir combustível nuclear ou armas. Especialistas afirmam que são necessários 500 kg de urânio enriquecido para fabricar uma bomba.

A notícia foi divulgada pouco antes de um encontro esperado entre o principal negociador nuclear do Irã, Ali Larijani, e Mohammed ElBaradei, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena (Áustria). Eles deverão discutir novamente o controverso programa nuclear iraniano, que já foi alvo de dois pacotes de sanções da ONU devido à sua continuidade.

Neste sábado, Larijani deverá viajar para Lisboa (Portugal), para discutir o programa com o chefe de políticas externas da União Européia, Javier Solana. A expectativa é que o encontro possa amenizar o impasse sobre a rejeição do Irã às exigências do Conselho de Segurança da ONU sobre a suspensão do programa nuclear.

Os Estados Unidos e seus aliados temem que o Irã use o urânio enriquecido para produzir armas nucleares. O Irã nega e diz que seu programa visa apenas a obtenção de energia.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220354/visualizar/