Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Junho de 2007 às 08:47

    Imprimir


Um ataque suicida com caminhão-bomba atingiu a prefeitura de uma cidade sunita no norte do Iraque nesta quinta-feira, matando 13 pessoas e ferindo 70.

A explosão ocorreu às 10h30 (3h30 de Brasília) na cidade de Sulaiman Bek, 170 km ao norte da capital e próxima da fronteira com a Província de Diyala, onde cerca de 10 mil soldados americanos realizam uma ampla ofensiva contra a Al Qaeda no Iraque.

Thamir Mohammed, 28, estava caminho da prefeitura no momento da explosão. "Eu caminhava para o prédio quando um caminhão estacionou em frente. O motorista saiu e, logo depois, o veículo explodiu", afirmou ele à Associated Press em um hospital em Tuz Khormato.

Também nesta quinta-feira, uma série de morteiros atingiu a Zona Verde, área de segurança máxima que abriga as Embaixadas dos EUA e do Reino Unido, além de prédios do governo.

A Embaixada dos EUA confirmou os lançamentos de morteiros, mas disse que não possui informações a respeito de vítimas, e também não forneceu maiores detalhes.

O mais recente relatório militar sobre a ofensiva militar em Diyala aponta que as forças de coalizão mataram 41 supostos insurgentes e destruíram 25 bombas durante a operação.

Um ataque aéreo contra um suposto depósito de armas em Baquba, capital de Diyala, não atingiu seu alvo e matou 11 civis ao atingir um prédio próximo, segundo comunicado militar.

Segundo o Exército dos EUA, esta é uma das maiores operações militares lançadas no país desde o início do conflito no Iraque, em 2003, e abrangerá várias regiões do país.

A nova ofensiva americana foi lançada na terça-feira (19) em Baquba.

A Província de Diyala é considerada um bastião de grupos sunitas, mas também possui populações significativas de xiitas e curdos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220625/visualizar/