Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 20 de Junho de 2007 às 10:57

    Imprimir


A Academia Mato-grossense de Letras realiza nesta quinta-feira uma eleição para escolher um novo membro. Três candidatos concorrem à vaga de "imortal" para a cadeira número 5 da Academia, que pertenceu ao médico Clóvis Pitaluga. São eles: o escritor Elias Januário, que é vice-reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e coordenador do Ensino Superior Indígena; Josemar Barreto, que é médico psiquiatra; e Wanderlei José dos Reis, que é juiz em Sorriso.

Nenhum dos candidatos é mato-grossense, já que ter nascido no Estado não é um requisito para concorrer à vaga. O presidente da Academia, Sebastião de Carvalho, disse que para se candidatar é necessário ter publicado ao menos um livro, não nacessariamente de literatura, e morar em Mato Grosso há pelo menos cinco anos.

A expectativa é de que, após a eleição e posse do novo membro da Academia Mato-grossense de Letras, seja lançado um novo edital para outra vaga. A Academia tem 40 cadeiras e, sem contar com a vaga que estará em disputa na quinta-feira, há outras sete cadeiras desocupadas aguardando eleição. O novo edital deve ser para ocupar a cadeira que pertenceu ao desembargador Antônio de Arruda, falecido em 2002.

A eleição desta quinta-feira começará às 9h30 e deve terminar por volta de 12h. Como alguns membros não residem em Cuiabá, é permitido que eles enviem as cédulas com os votos, que serão apurados ainda amanhã. Outros membros da Academia votam pessoalmente. "Para ser eleito, o candidato tem que obter maioria dos votos. Se isso não ocorrer, precisaremos fazer um novo escrutínio", ressaltou Carvalho. Ele explica que, na última eleição, quando seis candidatos concorriam à vaga, foi preciso realizar cinco apurações para que um candidato conquistasse metade dos votos mais um. Naquela oportunidade, a juíza Amini Haddad de Campos foi eleita "imortal" da Academia.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/220737/visualizar/