Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Junho de 2007 às 07:55

    Imprimir


Os membros do novo Governo de emergência da Autoridade Nacional Palestina (ANP) tomaram posse hoje em cerimônia na sede da Presidência em Ramala, diante do presidente Mahmoud Abbas e de seu novo primeiro-ministro, Salam Fayyad. O novo Executivo terá 14 ministros, entre eles duas mulheres. Os ministros prestaram juramento diante de Abbas e Fayyad, que também ficará com as pastas de Finanças e Exteriores, segundo fontes oficiais palestinas.

Abbas assinou um decreto autorizando a formação do governo sem a aprovação do Parlamento, no qual o movimento islâmico Hamas tem maioria. A lei permite manter um gabinete de emergência durante três meses sem passar pelo Legislativo, e durante seis com o consentimento da Câmara.

O presidente e líder do movimento nacionalista Fatah dissolveu há três dias o Governo de união nacional, no qual seu partido estava integrado com o Hamas, depois que este tomou o controle da Faixa de Gaza após cinco dias de combates. O primeiro-ministro do gabinete de unidade e líder do Hamas, Ismail Haniyeh, não acatou a decisão presidencial e, após a formação do Executivo de emergência, há de fato dois Governos nos territórios palestinos, um na Faixa de Gaza e outro na Cisjordânia.

O Governo de emergência é liderado por Fayyad, de 55 anos, um economista independente, embora proceda do Fatah, e com reputação internacional devido a seu trabalho no Banco Mundial e no Fundo Monetário Internacional (FMI).

Fayyad foi ministro das Finanças no Governo de união nacional e já tinha conseguido uma aproximação aos parceiros ocidentais. Após a formação do gabinete de emergência, a comunidade internacional deve suspender o boicote que tinha imposto aos dois últimos Governos palestinos com participação do Hamas.

O novo Governo palestino de emergência terá também apoio político: os Estados Unidos afirmaram que retomarão plenamente suas relações com o gabinete palestino, e o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse que espera relançar com ele o processo de paz.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/221320/visualizar/