Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Quarta - 17 de Abril de 2013 às 18:43

    Imprimir


O uso dos resultados de simulação gerados com os modelos de crescimento de cultura permite quantificar os riscos climáticos envolvidos para diferentes épocas de semeadura e, assim, ajustar o sistema de produção de sorgo considerando um rendimento esperado. Modelos baseados em processos têm sido empregados com sucesso para esta finalidade.

 
 
Objetivou-se com este trabalho empregar o modelo CSM-CERES-Sorghum para quantificar a produtividade esperada de grãos de sorgo para diferentes épocas de semeadura, em três municípios brasileiros. Utilizaram-se dados históricos de clima de Rio Verde, GO, e Janaúba e Sete Lagoas, MG, juntamente com o modelo CSM-CERES-Sorghum, previamente calibrado para a cultivar BRS 310, para simular cenários de épocas de semeadura semanais de sorgo.

 
 
Uma metodologia baseada na quebra de produtividade da cultura em relação a um valor médio máximo obtido em regime de sequeiro foi empregada para definir janelas de semeaduras associadas a certo nível de risco. Aceitando-se perdas de produtividade de até 10%, a semeadura do sorgo, em primeira safra, deve ser realizada entre meados de outubro e meados de dezembro e janeiro, nos municípios de Sete Lagoas e Rio Verde, respectivamente. Já em Janaúba, a semeadura deve ocorrer entre os finais dos meses de outubro e de novembro, não sendo possível realizar uma segunda safra em regime de sequeiro.



 
A melhor data de semeadura para Janaúba é 14 de novembro. Em Rio Verde, GO, se a cultura do sorgo for semeada até meados de janeiro, a produtividade média esperada é no máximo 10% menor que a melhor produtividade média da primeira safra. Para a semeadura em 20 de fevereiro, espera-se uma quebra na produtividade de 47% em relação à semeadura de 2 de janeiro. Para Sete Lagoas, MG, a melhor data de semeadura do sorgo seria 7 de novembro. Após esta data, a produtividade se reduz consideravelmente, chegando a uma quebra de até 72% para o plantio em 20 de março, data limite para a semeadura conforme a recomendacao do Mapa.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/22375/visualizar/