Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 31 de Maio de 2007 às 17:32

    Imprimir


O primeiro evento do MediaOn - 1º Seminário Internacional de Jornalismo Online será um debate entre o "futurista residente" do jornal New York Times, Michael Rogers, cuja função é pensar em inovações para os produtos da empresa, e Américo Martins, editor-executivo para as Américas e a Europa do serviço mundial da BBC. A mediação será do jornalista Paulo Henrique Amorim. O debate ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural (avenida Paulista, número 149), no dia 12 de junho, às 19h30. O evento é fechado para convidados.

O seminário trará 27 profissionais de mídia do Brasil e do exterior para discutir os rumos do jornalismo na Internet em debates e painéis.

Na primeira sessão aberta ao público - "Novos hábitos no consumo de informação" -, Bob Fernandes, editor-chefe do Terra Magazine, Derek Thomson, redator-chefe de novas mídias da TV France 24, e Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL, discutirão, com a mediação da jornalista Lilian Witte Fibe, mudanças nos hábitos de leitura, critérios de confiança dos internautas nos veículos e a relação dos usuários com o ciclo de notícias. O início será às 9h30 do dia 13 de junho.

O painel seguinte, "Informação e as novas tecnologias" - marcado para as 11h30 -, debaterá o impacto da TV pela Internet e do uso de celulares e outros dispositivos tecnológicos na produção, na entrega e no consumo das notícias. Participarão da mesa Kurt Muller, editor-executivo da CNN.com, Silvia de Jesus, vice-presidente de Internet e Inovação da RBS, e Samuel Possebon, diretora-editora da Converge Comunicação. A mediação será de Antonio Prada, diretor de mídia do Terra e um dos curadores do evento.

A mesa "Mudanças na formação e atuação do jornalista", prevista para as 15h30, discutirá a adaptação dos profissionais de comunicação ao atual cenário e às necessidades do novo consumidor e as mudanças no mercado profissional, nas relações de trabalho e nos conceitos que norteiam a atividade jornalística. O debate entre Rosental Calmon Alves, professor e diretor do centro Knight de jornalismo, da Universidade do Texas, Mario Andrada e Silva, diretor-editorial para a América Latina da agência Reuters, e André Lemos, professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, será mediado por Jaime Spitzcovsky, diretor da produtora de conteúdo PrimaPagina e um dos organizadores do evento.

Encerrando a programação do dia 13, às 17h30, o painel "Comunidades e informação: quais são as vozes independentes da Internet" reunirá Matthew Melucci, diretor de mídia do site beliefnet.com, Silvio Meira, cientista chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R.), e Pedro Dória, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e editor do blog No Mínimo. Fernanda Cerávolo, diretora do estúdio de Internet Vinil, mediará o debate sobre o impacto do conteúdo gerado por usuários e as relações entre tecnologia, design, conteúdo e interatividade na web 2.0 e 3.0.

As atividades do dia 14 começam às 9h30 com o painel "A construção do conteúdo e o jornalismo colaborativo", que discutirá a interatividade na produção jornalística e o processo de produção, edição e checagem em veículos online. Estarão presentes Sally Thompson, diretora de Novas Mídias da BBC, Ricardo Noblat, blogueiro e colunista do jornal O Globo, e Julián Gallo, consultor argentino especializado em tecnologia.

O painel seguinte, intitulado "Desafios para a mídia tradicional", trará discussões sobre como os veículos tradicionais podem reorganizar suas redações e se reinventar para alcançar novas audiências e mercados. O debate, mediado pelo jornalista Milton Jung, será entre Mário Magalhães, ombudsman do jornal Folha de S. Paulo, Sidnei Basile, diretor editorial e de relações institucionais da editora Abril e Caio Túlio Costa, diretor presidente de Internet da Brasil Telecom.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224350/visualizar/