Repórter News - www.reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 29 de Maio de 2007 às 23:13

    Imprimir


Para realizar o censo escolar da Educação Básica deste ano, secretários escolares e gerentes de creches da rede municipal de ensino da Capital estão passando por um treinamento para aprender a trabalhar com um novo programa desenvolvido pelo Inep/MEC para capitação de dados, denominado Educacenso. O objetivo do novo programa é manter um cadastro único e centralizado de escolas, estudantes, docentes e auxiliares de educação infantil.

Até o ano passado, esse levantamento do número de alunos e docentes era feito via formulário, que era enviado às Unidades de Ensino e preenchidos manualmente. Esse documento era concentrado na secretaria municipal de Educação, Desporto e Lazer (Smedel) de Cuiabá, que era a responsável pelo envio dos dados ao Inep.

De acordo com o coordenador de informática da Smedel, Fernandes Gomes de Souza, o programa traz novidades como um número de identificação para cada aluno e o emprego da tecnologia para coleta e organização dessas informações. Além disso, os dados serão enviados pelas escolas e creches diretamente ao MEC, via internet. “Agora vamos ter uma base única, onde todos os alunos e professores que fazem parte do sistema formal de ensino público terão uma identificação única”, afirmou.

Essas informações, segundo a gerente de informações acadêmicas da Smedel, Etelvânia Reis, o novo software, além de otimizar e leitura e o acesso aos dados de alunos e professores, é também base para a determinação do coeficiente para a distribuição de recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica, o Fundeb. Ela também acrescenta que o foco principal do programa é o indivíduo e não mais a escola. “Vamos conhecer a vida escolar de cada aluno e profissional de professores e TDIs”.

Para a secretária da escola Oito de Abril, no bairro Carumbé, Gisele Socorro de Lima, o programa dinamiza o trabalho e assegura maior confiabilidade no preenchimento dos dados, pois o sistema informa, por exemplo, se alguma informação deixou de ser inserida ao formulário. “Vai facilitar bastante nosso trabalho”, conclui.

O novo sistema já possui 54 milhões de alunos e 2,5 milhões de professores. Esses dados foram migrados dos censos realizados nos dois últimos anos. Com o Educacenso, os dados serão atualizados e complementados. O censo escolar 2007 começa a ser realizado no próximo dia 31 e se estenderá até 31 de agosto.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224667/visualizar/