Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 29 de Maio de 2007 às 14:12

    Imprimir


O arroz com feijão, uma das mais tradicionais combinações da culinária brasileira, está chegando mais barato à mesa do consumidor.

Levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que os preços do arroz e do feijão caíram 4,75% entre janeiro e abril deste ano, a mais intensa queda em cinco anos para um primeiro quadrimestre.

Embora tenha se intensificado nos primeiros meses deste ano, a tendência de queda dos preços do arroz e do feijão não é nova. De acordo com o economista da FGV, André Braz, esses produtos já estão mais baratos há algum tempo, e bem abaixo da inflação do varejo no mesmo período.

"De janeiro de 2004 até hoje (abril de 2007), o preço do segmento arroz e feijão caiu 20%. No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 16%", informou Braz. Para o economista, a queda pode estar relacionada ao aumento da oferta dos dois itens no mercado interno. No caso do arroz, ele lembrou a ocorrência de fortes chuvas nos primeiros meses do ano, o que pode ter contribuído para o cultivo do produto. Além disso, aumentou a oferta do arroz importado no mercado interno. Braz admitiu que a valorização do real este ano facilitou a entrada do arroz argentino no Brasil, criando um cenário de maior oferta e, por conseqüência, de preços mais baixos.

As boas colheitas e as perspectivas otimistas para as próximas safras também contribuem para esse cenário. O aumento da produtividade nos últimos anos parece ser um dos fatores que elevaram a oferta. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/224765/visualizar/