Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Maio de 2007 às 07:16
Por: Tania Rauber

    Imprimir


Um novo grupo de indígenas da etnia Caiapó teria aparecido na aldeia Kapot, da área Kapoto-Jarinã, no Nortão. Ao que tudo indica, o grupo nunca teve contato com pessoas de fora da aldeia onde vivem. Inicialmente, foram encontrados 11 índios, mas há informações que existem outros em duas aldeias. "Devido a pintura deles e o jeito acredito que viviam isolados, mas falam a mesma língua que nós", disse, ao Só Notícias o indígena Patxon Metuktire, do Instituto Raoni.

O grupo foi visto pela primeira vez há cerca de duas semanas e já teria tido alguns contatos com a aldeia Kapot. A partir de agora, líderes caiapós devem tentar uma aproximação maior, em busca de mais informações.. Uma das preocupações é com a adaptação, principalmente na suscetível transmissão de doenças.

A informação foi confirmada pela Funai – Fundação Nacional do Índio – de Colíder. Atualmente, vivem no Mato Grosso mais de 25 mil índios de 42 etnias diferentes. Muitas delas na região Norte. Há indícios de outros povos ainda não contatados e não identificados oficialmente.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/225030/visualizar/