Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 24 de Maio de 2007 às 20:02

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no início da tarde de hoje (24) uma medida provisória (MP) que autoriza o pagamento de uma pensão vitalícia de R$ 750 para as pessoas atingidas pela hanseníase que viveram em hospitais-colônia, isoladas do convívio social.

Cerca de 3 mil pessoas devem ser beneficiadas pela medida. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Lula ressaltou a importância de o Congresso Nacional aprovar a MP para que a concessão do benefício se torne lei.

“Estamos combatendo uma arbitrariedade que foi cometida, e recuperando a dignidade dos doentes”, disse, acrescentando que a ação poderá melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.

Depoimentos improvisados de pessoas que viveram em hospitais-colônia emocionaram o presidente no evento. José Arimatéia Costa, que perdeu as mãos, a visão e um dos pés por causa da doença, contou sua história e agradeceu pela assinatura da MP.

"Agradeço a Deus por ter aparecido uma alma caridosa para olhar para os portadores de hanseníase”.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a meta é erradicar a doença até 2010. Até 2005, acrescentou, o país conseguiu reduzir em 25% o número registros de novos casos.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/225570/visualizar/