Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 22 de Maio de 2007 às 19:48

    Imprimir


Ansiedade e determinação. Unidos por sentimentos como estes, 27 grupos de Cururu e Siriri recebem a visita da Caravana Roda Cururu Siriri nos meses de maio e junho. O grupo Guatô, de Cáceres, foi o primeiro a receber a visita dos integrantes da caravana, no sábado. A bordo da caravana, uma Comissão formada pelo secretário da Cultura de Cuiabá, Mario Olimpio; pela professora de Música da Universidade Federal de Mato Grosso, Alda Araújo; pelo coreógrafo Kelson Panosso; pelo estudioso da cultura popular e artista Vital Siqueira; pelo diretor do Museu do Rio e figurinista José de Paula; e pelo Conselheiro de Cultura de Cuiabá, Valdemir Taques. Participam ainda da visita o mestre cururueiro Chico Salles, a presidente e vice-presidente da Federação Mato-Grossense das Associações e Grupos de Cururu e de Siriri, respectivamente, Domingas Leonor e Matilde da Silva, além de demais integrantes da Federação. Segundo o secretário da Cultura, Mario Olimpio, o Guatô demonstrou muita organização, preparo para apresentar sua arte. "Realmente emocionante a apresentação do Guatô, um grupo que se mostrou concentrado, exibindo desenvoltura, encenaram as festas de santo, teve levantamento de mastro, e o cururu e siriri com características daquela região", avaliou o secretário.

Hoje, dia 22, a partir das 19h30, a caravana visita Coração Cuiabano, no Centro Comunitário Carumbé, em Cuiabá. Lá, o grupo apresenta as manifestações folclóricas que traduzem a essência da cultura cuiabana: o cururu e o siriri. Nesta semana, a caravana visita a região Cuiabá. Na quarta-feira, dia 24, é a vez do grupo Viola-de-cocho, e dia 25, Flor do Campo e Raízes Cuiabanas. No sábado, dia 26, Tchapa y Cruz e Yá Yá e no dia 29, Flor Ribeirinha. Na região de Várzea Grande, a caravana visita no sábado Nhana Santa, Passos Miudinhos (confira a agenda completa). A Comissão observa os seguintes critérios: Expressão Corporal, Harmonia, Evolução, Estética do grupo, Conjunto, Canto, Criatividade, Empolgação, Ritmo e Adereços. Cada integrante da Comissão dará sua nota, de 5 a 10, exceto Valdemir Taques, que por integrar o grupo de cururu e siriri Tchapa e Cruz, dá sua nota junto aos demais. Assim, somadas as notas dos cinco componentes da Comissão e a do grupo, tira-se a média.

Circuito - Para alcançar uma das 18 vagas do 6º Festival Cururu Siriri, os grupos do Estado tiveram como requisito a participação do Seminário, realizado no mês passado. Agora, esses grupos recebem a visita da comissão que irá avaliar seu desempenho. Em 1º de julho, a Comissão divulgará as notas e os grupos que vão participar em agosto do 6º Festival Cururu Siriri, uma realização da Prefeitura de Cuiabá, Secretaria da Cultura e Federação Mato-Grossense das Associações e Grupos de Cururu e de Siriri.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/225920/visualizar/