Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Maio de 2007 às 06:20

    Imprimir


A ministra de Interior da França, Michèle Alliot-Marie, disse hoje que seu país mantém alto o nível de vigilância sobre o risco de atentados terroristas, que na atualidade está em "vermelho", o terceiro dos quatro graus previstos.

Em declarações à emissora France Inter, Alliot-Marie disse que o nível de alerta "vai durar ainda um certo tempo" e depois a situação será reavaliada para uma eventual modificação.

O plano Vigipirate é um dispositivo de segurança que as autoridades francesas aplicam para prevenir ameaças terroristas ou reagir a atentados. São quatro níveis crescentes segundo o risco: amarelo, laranja, vermelho e escarlate.

Os atentados contra vários trens em Madri, em 2004, e contra meios de transporte em Londres, no ano seguinte, levaram o Governo a situar o alerta no nível vermelho, caracterizado pelo temor de "atentados graves", e que inclui medidas de proteção de instituições e preparação de medidas de resposta.

Segundo a ministra de Interior, a ameaça terrorista é "real" e afeta não só a França mas também outros países ocidentais. Ela lembrou que cidadãos e interesses franceses no exterior correm risco.

"Estamos muito atentos. Há momentos que são mais sensíveis que outros" às ameaças, disse Alliot-Marie. Ela acrescentou que a luta contra o terrorismo é uma de suas prioridades e uma "preocupação principal".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/226093/visualizar/