Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 26 de Abril de 2007 às 08:29

    Imprimir


O peemedebista Joemil Araújo (PMDB), atual vice-prefeito de Rosário Oeste (a 120 km de Cuiabá), lidera as pesquisas à sucessão municipal de ponta-a-ponta. Simulações feitas pela Mark Instituto de Pesquisa e Opinião na última terça (24) revelam que Araújo ganharia com folga dos vereadores Benvindo Pereira de Almeida (PR) e Ângela Maria Godores, a Teté (PP), da chefe de Gabinete da Prefeitura, Maria Conceição (PR), além de Antônio Nunes Severo (DEM) e do petista Marcos de Moraes Gomes. Todos são virtuais candidatos à sucessão do prefeito Zeno Gonçalves (PR), que está no segundo mandato.

A Mark, dos empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, entrevistou 186 eleitores em 16 bairros. São eles: Raizama, Bauxi, Chiqueirão, Jatobá, Nossa Senhora Aparecida, Santa Isabel, Serra Dourada, Alto, Cachoeira, Monjolo, Santo Antonio, Nossa Senhora do Rosário, centro, João-de-Barro, São Benedito e Jardim Aeroporto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

O ex-prefeito Araújo teria 50% das intenções de voto se a disputa fosse contra Teté, Conceição, Severo e o militar Taborelli, comandante local da Polícia Militar. Nesse cenário, a vereadora Teté ficaria com 10,8%, empatada tecnicamente com Conceição (9,7%) e com Severo, que aparece com 8,1%. Taborelli seria o "lanterna", com 4,8%.

Numa outra simulação (estimulada 2), sem a eventual candidatura de Conceição, uma das principais aliadas do prefeito Zeno Gonçalves, Joemil Araújo aparece de novo com 50,5%. A vereadora Teté viria em segundo lugar e bastante distanciada com 11,3%. Severo surge como o preferido de 9,1% e, o petista Marcos, com 7,5%. O vereador Benvindo aparece com apenas 1,6%.

Sem a vereadora Teté no páreo, o peemedebista Araújo mantém a liderança com o mesmo 50%. Conceição figura com 11,3% e, Severo, com 8,6%. O médico Marcos detém 6,5% (estimulada 3).

Se o ex-prefeito Joemil Araújo não fosse candidato hoje, tendo na disputa Marcos, Severo e Conceição, o percentual de indecisos (32,3%) superaria o índice alcançado individualmente pelos três, que ficariam empatados tecnicamente. O petista Marcos levaria uma ligeira vantagem, com 20,4%, seguido de Severo (19,9%) e de Conceição (18,8%), conforme revela o quadro 4.

Na simulação (quadro 5) com Joemil Araújo, Conceição e Severo, o peemdebista "abocanharia" 53,8% dos votos, bastante distanciado de Conceição (11,8%) e de Severo (9,7%).

Numa outra situação (estimulada 6) - com as candidaturas de Joemil, Severo e Benvindo -, o primeiro alcançaria 59,1%. Severo, candidato derrotado a prefeito em 2004, ficaria com 12,4% das intenções de voto, enquanto o vereador Benvindo, eleito com 382 votos pelo PL (hoje PR), conquistaria somente 1,1% dos votos.

Joemil também ganharia a Prefeitura de Rosário Oeste se tivesse como adversários nas urnas a vereadora Teté e a chefe de Gabinete do prefeito Zeno, Maria Conceição Taques Ourives. O ex-prefeito e militante do PMDB venceria com 53,8% (quadro 7), Teté obteria 11,3% e, Conceição, 10,8%.

O ex-prefeito impõe vantagem num outro cenário (estimulada 8), em que figuram como adversários Teté e Severo. Nesse caso, Joemil Araújo teria 55,9% das intenções de voto.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230491/visualizar/