Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Abril de 2007 às 13:12

    Imprimir


O Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado de Mato Grosso (MT Floresta) liberou R$ 116.655,32 em recursos para a implementação de um projeto de reflorestamento, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa Técnica e Extensão Rural do Estado de Mato Grosso (Fundaper/MT), em parceria com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT). A princípio, serão produzidas 400 mil mudas de seringueira no município de Rosário Oeste (128 quilômetros de Cuiabá), mas posteriormente mais regiões serão contempladas.

O convênio foi homologado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso, Neldo Egon Weirich, presidente do Conselho Gestor do MT Floresta. Os recursos estarão disponíveis a partir desta quarta-feira (25.04) e irão atender, também, uma parte da demanda do Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional), no que diz respeito à cadeia produtiva da heveicultura.

A produção da seringueira no Estado é importante para a agricultura familiar. Segundo Rogério Monteiro Silva, superintendente de Política Agrícola, a adoção dos sistemas agroflorestais pelas propriedades familiares rurais, além de diminuir os riscos na implantação, manutenção e comercialização da borracha, também induz a uma adequada reciclagem de nutrientes, resultando numa melhor utilização dos recursos naturais.

A seringueira é tradicionalmente plantada em Mato Grosso, ocupa uma área de aproximadamente 55.000 hectares, contribuindo significativamente na redução do déficit de borracha natural no mercado nacional, que em 2004 chegou a 120 mil toneladas. Mundialmente, o modelo de implementação de seringais é o da pequena propriedade rural. Em Rosário Oeste, serão gerados 83 empregos diretos e cerca de 240 indiretos.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/230621/visualizar/