Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Abril de 2007 às 05:47

    Imprimir


Pequim, 23 abr (EFE).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Governo da China, onde morrem a cada ano cerca de 90 mil pessoas por causa de acidentes de trânsito, iniciaram hoje uma "Semana" sobre a Segurança Viária, com atividades de conscientização em todo o país.

Advertir sobre a necessidade do capacete e o cinto de segurança, que quase não são usados na China, alertar sobre o perigo de dirigir depois de consumir álcool, e instar os jovens motoristas a que diminuam a velocidade ao dirigir são algumas das principais propostas desta campanha.

"A China tem uma boa Lei de Trânsito desde 2004, mas não é suficiente, também devem ser mudados os comportamentos", afirmou à Efe o responsável da OMS na China, Henk Bekedam, durante a inauguração das atividades.

O especialista assinalou que, embora o número de mortos em acidentes tenha caído (de mais de 100 mil, em 2003, a 89 mil, em 2006), a China, com uma taxa de veículos por habitante ainda muito baixa, enfrenta o desafio de conseguir reduzir o número de acidentes enquanto aumenta seu parque automobilístico.

"Em cinco anos o número de veículos vai dobrar, por isso é preciso construir novas vias mais seguras que as atuais, nas quais possam circular mais carros, bicicletas e pedestres", disse Bekedam.

O vice-ministro de Saúde chinês, Ma Xiaowei, assinalou no ato de abertura que o alto número de mortes é um problema crucial para o país, não só pelas perdas humanas, mas também pelas econômicas, de mais de ? 100 milhões por ano.

Também participaram da inauguração os vice-ministros de Educação, Construção, Segurança Pública e Comunicações, e representantes de ONGs e de marcas automobilísticas, como a General Motors, o que, segundo a OMS, mostra o "forte compromisso da China" em solucionar o problema.

Ao longo desta semana, escolhida pelas Nações Unidas para lançar programas de segurança viária em todo o mundo, a China realizará seminários, aulas nas escolas primárias e secundárias e atividades de rua para aumentar a conscientização.

As atividades se dirigem especialmente aos mais jovens, já que os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre as pessoas de 10 a 25 anos.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/231079/visualizar/