Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Segunda - 16 de Abril de 2007 às 17:56

    Imprimir


O prefeito de Sinop, Nilson Leitão, afirmou hoje que nova contagem populacional garantirá mais recursos para o município. A última contagem aconteceu ainda no ano de 2000, onde o resultado apontou que a população era de 100 mil habitantes.

Os trabalhos dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciaram na manhã desta segunda-feira (16). Eles estarão percorrendo os mais de 100 bairros de Sinop, fazendo entrevistas diretas com perguntas listadas sob a forma de questionário.

Atualização de dados

De acordo com o prefeito, a necessidade de se fazer uma nova contagem é extremamente importante já que extra oficialmente, baseado em números de prestação de serviços realizados pela própria Prefeitura, a população sinopense já deve chegar a 120 mil habitantes.

"Em sete anos o município cresceu espantosamente. Dados da Secretaria de Indústria, Turismo e Mineração apontam que em 2001 tínhamos pouco mais de 45 mil eleitores. Em 2006 esse número já ultrapassava os 66 mil. O mesmo acontece com os alunos de universidades. Em 2002 eram 1,941 mil. Hoje eles somam mais de 6 mil", disse o prefeito.

"Pedimos para que a população receba de braços abertos a equipe do IBGE e responda todos os questionamentos, já que as informações obtidas são indispensáveis para o bom desempenho do trabalho do IBGE e para a garantia de mais recursos para nosso município" afirmou o prefeito.

Na oportunidade, também será realizado o Censo Agropecuário, que irá apontar a população rural, produção, número de pessoas empregadas etc.

Trabalho esse que já havia sido iniciado ainda no ano passado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, em função da defasagem nos números com os quais tinham que trabalhar.

A previsão é que nesse ano de 2007, tanto a pesquisa quanto o resultado sejam concluídos com mais agilidade, já que os recenseadores estão utilizando um computador de mão, chamado de PDA, o mesmo substituirá o tradicional questionário de papel, dessa maneira serão evitados erros de digitação e as informações serão repassadas diretamente a Central do IBGE.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232051/visualizar/