Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 13 de Abril de 2007 às 15:38

    Imprimir


Um projeto de lei apresentado na Assembléia Legislativa (AL/MT) pelo deputado José Riva (PP) visa instituir o Programa Mato-grossense de Educação para o Trânsito – Promet, a ser implementado pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran/MT. Seus objetivos apontam para a promoção de ações de educação para o trânsito criando uma nova cultura que envolverá todos os segmentos da sociedade; acompanhar e avaliar as ações, atividades e projetos de educação formal e informal; incentivar o cidadão a valorizar o comportamento seguro e implementar uma política de educação para o trânsito, com a participação de todos os órgãos, instituições e entidades.

O Promet será instituído considerando as características do público-alvo e segundo as fases de desenvolvimento: criança; jovem; adulto e o idoso.

Para a consecução do programa, segundo Riva, as atividades, as ações e os projetos de educação para o trânsito serão acompanhados e avaliados, sistemática e constantemente, por meio de reuniões, de encontros regionais e de um encontro estadual, a ser realizado anualmente.

Dentro da proposta do parlamentar consta ainda o prêmio “Detran – Parceiros no Trânsito Seguro”, a ser concedido anualmente pelo órgão. A idéia objetiva que a sociedade mato-grossense proponha e/ou desenvolva ações para a melhoria da segurança no trânsito, contribuindo para a redução do número e da severidade dos acidentes; reconhecer as ações, os projetos e as campanhas realizadas para um trânsito mais seguro, premiando aqueles que mais se destacarem e incentivar os municípios, as entidades de classe, educadores e estudantes, os Centros de Formação de Condutores – CFC´s, as empresas de transporte de público, de transporte de cargas, as associações, ONGs e a imprensa a desenvolverem projetos, campanhas e ações para um trânsito seguro.

As estatísticas de acidentes de trânsito no Mato Grosso revelam números alarmantes. Em 2000 ocorreram 265 acidentes com vítimas fatais e 4.463 com lesões generalisadas contra 542 com vítimas fatais e 11.952 na mesma condição em 2004.

“Na verdade, as mortes mostram a parte mais trágica do problema, porque ainda devem ser consideradas as vítimas com seqüelas e as vítimas que evoluem para recuperação total, mas apresentam longo tempo de internação precisando, às vezes, de cirurgias especializadas. Além dos custos médico-hospitalares, ainda se deve considerar o afastamento das atividades acadêmicas e laborais”, observou Riva, ao justificar: “O Promet e o prêmio Detran serão importantes instrumentos para desencadear um processo de profunda reflexão sobre o segmento.

Com a participação da sociedade nas suas diversas representações a exemplo das administrações municipais, das entidades de ensino por meio de seus educadores e estudantes, dos CFC´s, das empresas de transporte, das associações e das organizações não-governamentais”.





Fonte: AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/232512/visualizar/