Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Março de 2007 às 21:50

    Imprimir


O preço do peixe comercializado no projeto Peixe Santo foi definido nesta terça-feira. Cada quilo de pescado será vendido a R$ 5 em Cuiabá, durante a Semana Santa de 2 a 6 de abril. Serão 130 pontos de vendas.

Também ficou decidido que a proposta de oferecer pescado limpo, sem as vísceras, será amplamente discutida com os piscicultores na próxima quinta-feira (8), a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Finanças, no Palácio Alencastro.

O lançamento do projeto que este ano entra na 16ª edição será no dia 13, durante a Prefeitura em Movimento, no bairro Osmar Cabral (Regional Sul).

Segundo o coordenador do projeto, da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMTDET), Oderly Xaxim, a idéia é conseguir um barateamento no custo dos peixes in natura, para que o preço final não seja alterado e os comerciantes cubram a despesa com a limpeza.

O consumo do pescado aumenta no período da Semana Santa, devido à tradição religiosa da população católica, que se abstém de carne vermelha, o que normalmente gera elevação dos preços. O "Peixe Santo" tem como objetivo principal evitar essa distorção, para que a população de baixa renda não perca o poder de compra. No ano passado, foram comercializadas 400 toneladas de peixe (incluindo Mercado Varejista do Porto), apenas 70 toneladas retirados do rio Cuiabá.

A primeira reunião sobre o assunto aconteceu há uma semana, quando Xaxim esteve com cerca de 17 produtores ligados à Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat). Os empresários argumentam que a limpeza visa atender normas da Vigilância Sanitária, para manutenção da melhor qualidade e durabilidade do peixe. "A proposta é interessante, gera inclusive novos empregos", acrescenta o coordenador.

Informações: 3051-9054 / 9955-3978





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/238266/visualizar/