Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 31 de Março de 2013 às 19:17

    Imprimir


Instalado há mais de 18 anos no bairro do Porto em Cuiabá, o tradicional Shopping Popular da capital busca apoio do Governo do Estado para fortalecer a atividade e ampliar o poder de importação através da legalidade. Para conhecer as instalações e discutir as demandas do segmento, o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, se reuniu nesse sábado (30.03) com a diretoria da associação.

 
 
“O Governo do Estado não tem medido esforços para atrair novos empreendimentos e contribuir com o desenvolvimento dos que já estão instalados em Mato Grosso. Este comércio é responsável pela geração de muitos postos de trabalho e sustento de milhares de famílias, motivos que merecem atenção especial do poder público”, explicou o secretário.

 
 
O Shopping Popular de Cuiabá que funciona no sistema de cooperativa possui cerca de 400 comerciantes no local, oferecendo ao público mais de quatro mil tipos de produtos. “A Lei do Sacoleiro do Governo Federal está em vigor, porém a Receita Federal coloca alguns obstáculos para cadastrar as lojas do Paraguai. Nós precisamos do apoio do Estado para que nossa categoria possa comprar de forma legal, trazer os produtos sem risco e pagar os impostos de importação. Queremos trabalhar de forma tranquila e honesta”, reforçou o presidente do Shopping Popular de Cuiabá, Misael Galvão.

 
 
Entre as reivindicações feitas ao secretário Alan Zanatta, o setor buscar firmar parceria junto as industrias para mudar a forma de aquisição de produtos e componentes eletrônicos.

 
 
Ao invés da importação de outros países, a compra seria feita por meio de representantes em Mato Grosso. “Para avançar nas negociações, foi decidido que uma Comissão será formada por membros do Shopping Popular para se reunir com o corpo técnico da Sicme. A secretaria está pronta para ajudar no que for preciso, vamos estudar as demandas e buscar medidas para contribuir com a atividade. Em relação à alíquota do imposto vamos contar com o apoio do deputado estadual Emanuel Pinheiro para levar a discussão para a Assembleia Legislativa, com a intenção de criar uma alíquota especial para o segmento”, afirmou Zanatta, que aproveitou para orientar sobre mais uma reivindicação na busca por financiamento.

 
 
“Temos o Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Fundeic). O recurso é 100% do Governo de Mato Grosso, arrecadado através do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). Uma linha de crédito destinada principalmente para fomentar os micros e pequenos comerciantes, com taxa de juros de 6,10% ao ano, o Fundo oferece ainda bônus de 25% para quem pagar em dia, ou seja, o valor cai para 4,57%”, orientou Zanatta.

 
 
CHINA - O secretario aproveitou para convidar a diretoria do Shopping para participar de uma Missão Internacional que será realizada no mês de maio. Representantes do Governo de Mato Grosso e empresários irão visitar a China, a agenda prevê uma semana de trabalho no país. “Estamos felizes do Governo do Estado ter lembrado do nosso setor e feito este convite. A China é o nosso maior fornecedor e conhecer o país é o sonho de qualquer associado, uma grande oportunidade para negociar compra, conhecer novidades e o melhor, estaremos juntos com o governo para ajudar neste processo”, finalizou Misael Galvão.

 
 
A reunião foi acompanhada ainda pelo deputado Emanuel Pinheiro.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/24035/visualizar/