Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 09 de Fevereiro de 2007 às 15:10

    Imprimir


As autoridades sanitárias da Indonésia investigam nesta sexta-feira a relação entre a morte de dúzias de gatos esta semana na localidade de Purwakarta, em Java Ocidental, com a gripe aviária que afeta o país e que já causou a morte de 63 pessoas.

"Pelo segundo dia consecutivo, esta semana encontramos dúzias de gatos mortos", disse a diretora do departamento de Animais do Escritório Agrícola de Purwakarta, Rita Wuryasturati. Ela afirmou que a maioria das mortes aconteceu nos subdistritos de Nagritengah, Nagrikaler e Ciseureuh, segundo o jornal indonésio The Point.

Wuryasturati informou que abriu uma investigação imediata e opinou que "a causa mais provável de morte é algum vírus fatal para os gatos", e não a gripe aviária.

No entanto, a morte dos gatos aumentou o temor de que o vírus H5N1 possa ser transmitido por eles. Segundo The Point, na quarta-feira a Embaixada dos Estados Unidos em Jacarta alertou os americanos que estão na Indonésia para o perigo.

"Foram confirmadas informações que gatos de rua portam o vírus H5N1. Não foram documentados casos de contágio de felinos a humanos, mas é importante evitar o contato com animais de rua. Gatos domésticos não devem comer nem interagir com frangos doentes ou moribundos", diz o comunicado americano.

A Indonésia é o país com maior número de mortes por gripe aviária.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/242971/visualizar/