Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 09 de Fevereiro de 2007 às 12:45

    Imprimir


Ao menos dez supostos talebans morreram nesta quinta-feira em um combate com o Exército afegão e forças da Otan (aliança militar ocidental) na Província de Helmand (sul), segundo o chefe da polícia Gholum Nabi Mulajail. O combate ocorreu no distrito de Sangin (norte) e nem a Força Internacional de Assistência de Segurança (Isaf), da Otan, nem os soldados afegãos sofreram baixas.

De acordo com Mulajail, as forças afegãs recuperaram "grande quantidade de armas e munição" dos insurgentes após o confronto.

A Província de Helmand, que ao lado da vizinha Candahar é a mais violenta do Afeganistão, é vigiada por tropas britânicas da Isaf, cujo porta-voz, o capitão Andre Salloum, confirmou o combate da noite desta quinta-feira e que não houve nenhuma baixa entre as tropas internacionais.

Ontem, o novo comandante-em-chefe da Otan na Europa, general Bantz Craddock, pediu aos países-membros o envio ao Afeganistão de mais dois batalhões com elementos de apoio logístico. O envio significaria mais 2.000 homens para lutarem no país, segundo a aliança.

O general americano, que assumiu o posto em dezembro, explicou aos ministros de Defesa da Otan reunidos em Sevilha (Espanha) quer "mais tropas na fronteira com o Paquistão, assim como no sul e no leste" do Afeganistão, precisaram as fontes.

Uma coalizão liderada pelos EUA invadiu o Afeganistão em 2001 para derrubar o governo do grupo extremista islâmico Taleban, que à época comandava cerca de 90% do país. Ainda hoje, o Taleban mantém batalhas contra as forças estrangeiras no Afeganistão, especialmente no sul.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/243025/visualizar/