Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 13:32

    Imprimir


A maioria dos deputados estaduais fez duras críticas na sessão desta manhã, na Assembléia Legislativa, ao presidente do MT Fomento, Eder Moraes. Os parlamentares desconfiam que ele esteja favorecendo empresas de grande porte contrariando a legislação que criou a agência cuja missão é disponibilizar créditos a pequenas e micro empresas.

Além disso, os deputados criticaram o uso político e pessoal da agência em favor de seu presidente, que lançou ontem um programa de TV, onde aparece como âncora.

A discussão em torno do presidente da MT Fomento surgiu a partir de um requerimento apresentado pelo deputado estadual Walter Rabelo, do PMDB. Ele exigiu a relação de todas as empresas que receberam empréstimos da agência.

Rabelo levantou suspeitas sobre o programa de televisão, o “Fomento em Foco”, que estreiou ontem à noite na TV Rondon, retransmissora da Rede TV.

Rabelo, também apresentador de televisão, disse que “é inconcebível, inaceitável, imoral, injusto”, aceitar o presidente da MT Fomento na condição de apresentador para divulgar suas ações como presidente do órgão estadual.

“O MT Fomento está atendendo os pequenos ou está atendendo a vontade do senhor Eder?”, questionou o peemedebista.

“Sabemos o quanto é caro manter um programa. Aquilo que é público deve ser gerenciado, cuidado, fiscalizado”, discursou Rabelo, em tom de desconfiança. “Não uso instrumento do Estado para fazer programa de tevê”.

O presidente da Assembléia Legislativa, Sérgio Ricardo, do PPS, concordou com o requerimento de Rabelo e disse que o presidente da MT Fomento será um dos primeiros a ser ouvido pelos deputados.

“Vamos convidar todos os secretários para vir aqui. Agora, com esse requerimento, vai apressar a vinda do Eder Moraes. Vamos convidá-los e se ele não vier vamos convocá-los”, avisou o presidente.

O deputado Humberto Bosaipo, do PFL, também criticou a atuação de Eder Moraes. Ele disse que o presidente da MT Fomento o procurou certa vez atrás de patrocínio para gravar um CD de uma filha.

“Agora, ele virou um “superstar”. Ele deve ter uma verba de imprensa exuberante. Vamos cortar um pouco o salto desse rapaz”, disse o deputado afirmando que Eder Moraes aparece mais na imprensa do que trabalha na MT Fomento.

Bosaipo disse ainda que ficou sabendo da existência de uma empresa de grande porte que teria recibo R$ 400 mil da MT Fomento para “salvar” as finanças. E essa empresa supostamente favorecida com o crédito seria uma prestadora de serviço do governo estadual.

Já o deputado Percival Muniz, do PPS, sugeriu até a criação de CPI para investigar se os empréstimos feitos pela MT Fomento tem obedecido as normas da legislação que criou a agência estadual.

Muniz fez ainda uma acusação séria, ao afirmar que em Rondonópolis os mototaxistas favorecidos com créditos da MT Fomento para comprar as motocicletas só podem escolher uma marca, a Yamaha. “Por que desta obrigação?”, indagou o parlamentar que também questionou “se não há outros interesses por trás da liberação dos empréstimos”.

O deputado Gilmar Fabris, do PFL, engrossou as críticas ao dizer que “até hoje não viu nada na prática dando a entender que a MT Fomento tenha ajudando alguém”.

O parlamentar retrucou ainda a tese de que Eder é um profissional capacitado. “Ele foi mandado embora do BIC (Banco de Indústria e Comércio), ele não é essa Brastempo. Eu vou levantar a vida dele.

Os parlamentar disseram ainda que a convocação de Eder deveria ser informada ao governador Blairo Maggi. "Vamos saber dele (Maggi) o que acha disso".





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/243239/visualizar/