Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Fevereiro de 2007 às 16:11

    Imprimir


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sérgio Ricardo (PPS), confirmou hoje (7), durante sessão plenária, a presença do secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Carlos Brito, no Legislativo, a fim de prestar esclarecimentos sobre as novas mudanças na pasta - instituídas pelo governador Blairo Maggi (PPS). De acordo com Sérgio Ricardo, o secretário atende a um requerimento da Mesa Diretora da Casa com presença confirmada para o próximo dia 14 (quarta-feira), às 9horas, juntamente com todo o staff responsável pela segurança pública, incluindo o comandante Geral da Polícia Militar, Adaildon Evaristo de Moraes e Costa, o diretor da Policia Civil, o comandante do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e representantes da Politec.

Segundo Sérgio Ricardo, as convocações de secretários de governo serão freqüentes no Legislativo. O deputado afirmou também que a Casa pedirá mensalmente um relatório de todas as secretarias sobre suas ações e metas cumpridas com os recursos públicos.

No ano passado, a Assembléia Legislativa aprovou o orçamento para a Secretaria de Segurança Pública, no valor de R$ 541,7 milhões a serem aplicados em políticas de segurança para o Estado. O recurso deve ser utilizado no atual exercício.

O parlamentar disse também que os deputados devem receber explicações sobre quais estratégias e metas para reduzir os índices de criminalidade e roubos de carros em Cuiabá, além de propor alternativas para a pasta no sentido de ajudar na governabilidade do Estado. “Já fizemos a nossa parte aprovando os recursos necessários para o setor. Agora, pretendemos ouvir o lado do Executivo sobre suas metas e ações que podem reduzir a criminalidade e roubos de carros em Cuiabá e interior”, disse Sérgio.

Em destaque, Sérgio Ricardo pede ainda, reforço na fiscalização pelas polícias Civil e Militar nas principais saídas de Cuiabá e fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. “Tenho andado próximo à fronteira e não vejo nenhum tipo de fiscalização, ou seja, policiamento que possa inibir o roubo de veículos”, observou o parlamentar.

Sérgio diz que não é preciso ser especialista em segurança pública para entender que investimentos no setor são sempre importantes. Para amenizar a situação de violência que assola o Estado com registros de até sete mortes por final de semana, somente em Cuiabá, o estadual sugere que o Governo crie um grupo de planejamento para a área da segurança.

Na avaliação do deputado Maksuês Leite (PP) e Percival Muniz (PPS), a presença de Carlos Brito no Legislativo é importante para esclarecer dúvidas dos planos do governo que nas mudanças retirou policiamento de alguns parques e anunciou a unificação do policiamento ostensivo na Capital. “As mudanças terão que surtir efeitos positivos. Vamos dar crédito, mas paciência tem limite. Não é possível admitir tantas mortes em Cuiabá”, disse Maksuês.

Percival trata a violência como social que tem o desemprego, falhas de políticas de educação e a má distribuição de renda como fatores principais dos altos índices de criminalidade. “Se o Estado não cumpre seu papel gera essa insegurança”, disse.





Fonte: 24Horas news

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/243411/visualizar/