Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 21 de Dezembro de 2006 às 05:12

    Imprimir


A Escola Estadual “André Avelino”, Cuiabá, encerrou o ano de 2006 como uma atividade muito especial. Trata-se da “Mostra Cultural” realizada pela unidade escolar e que envolveu cerca de dois mil alunos, que apresentaram atividades culturais e fizeram exposições de trabalhos.

Conforme o diretor da escola, Munir Kassen Fares, as atividades realizadas foram trabalhadas interdisciplinarmente, pois todas as áreas de conhecimento foram envolvidas. “Cada professor usou uma atividade diferenciada para conquistar os alunos e incentivar a participação deles, proporcionando a interação entre todos os envolvidos no evento”, disse ele.

A disciplina de Língua Espanhola, que desde o início do ano trabalhou o projeto “Dia de La Hispanidade”, expôs trabalhos feitos pelos alunos, destacando os fatores político, social, cultural e econômico dos 21 países que falam essa língua. Os temas foram divididos pelos continentes: Américas Central, do Sul e do Norte (México); e Europa (Espanha e Guiné).

“Quando se fala em língua espanhola com os alunos, a maioria deles se lembra somente da Espanha, eles não sabem que muitos outros países, inclusive os nossos vizinhos, também falam essa língua”, destacou a professora da disciplina, Terezinha Nalin. As atividades culturais ficaram por conta de apresentações com dança, teatro e com a banda da escola.

A disciplina de Química destacou as reações químicas, mostradas por meio de uma experiência com uma lâmpada e uma solução de água e sal. Esse experimento fez a lâmpada acender, comprovando a ocorrência da ionização e da corrente elétrica. Além da reação química, foi demonstrada a solubilidade; polaridade; densidade; misturas homogêneas; ligação iônica, através da corrente elétrica; e destilação.

Outras temáticas que foram abordadas na mostra são: a diversidade étnico-racial, incluindo a cultura brasileira e afro-brasileira; as comidas típicas de alguns países; a sexualidade; os planetas solares; e a reciclagem.

A área da Física apresentou a “bicicleta maluca”, que explicou como transformar a energia química em energia física. “Quando pedalamos a bicicleta, a energia do nosso corpo se transforma em eletricidade, isso envolve além da física, também a biologia”, explicou o professor, Cássio Araújo Nascimento.

Rádio Ativa

Uma das atividades que conquistou os alunos foi a criação de uma rádio montada dentro da própria escola e que funciona via internet. A idéia partiu do professor de Física, que usou a linguagem da ciência, para explicar a eletricidade, a dinâmica e a propagação do som. Em uma votação entre os estudantes, ela recebeu o nome de “Rádio Ativa”.

O professor conta ainda, que teve a idéia de implantar a rádio porque queria inovar na aplicação das suas aulas, incentivando a participação dos alunos. “Eu percebi que as minhas aulas poderiam sair do processo quadro e giz, pois tínhamos um laboratório de informática, com acesso a Internet e banda larga, então poderia explorá-lo”, observou Cássio. “Como os alunos costumam usar o MSN e o Orkut, deduzi que poderiam facilmente comandar uma rádio pela internet”, acrescentou.

Cássio explica ainda que qualquer pessoa pode montar uma rádio pela internet, basta acessar o windows Média Player e clicar na janela ajuda. Em inglês aparecerá a pergunta “Quer montar uma rádio?”, daí em diante é só seguir passo a passo toda a explicação.

A rádio operou durante duas semanas e teve como principal objetivo divulgar os eventos ocorridos na “Mostra Cultural”.





Fonte: Assessoria/Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/253020/visualizar/