Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 18 de Dezembro de 2006 às 10:30

    Imprimir




Representantes dos índios Kayapó, da Terra Indígena Baú, no Pará, chegaram orgulhosos em São Paulo, na última quarta-feira, para receberem o certificado de manejo florestal de sua área, de 1,5 milhão de hectares, que passou a ser considerada a maior floresta tropical certificada do mundo.

Liderados pelo famoso cacique Raoni, um dos pioneiros na luta pelos direitos indígenas no Brasil, os Kaiapó, de sobra, vão mostrar na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, onde está concentrada a maior parte do PIB nacional, a sua primeira grande conquista em termos de produtos certificados.

Trata-se do óleo de castanha-do-Brasil, produto com certificação florestal da FSC e certificação orgânica que os índios conquistaram através dos serviços fornecidos pelo Balcão de Serviços para Negócios Sustentáveis, um projeto da organização ambientalista Amigos da Terra.

Os Kayapó manejam a castanha-do-Brasil, também conhecida como castanha-do-Pará, extraída em toda a Amazônia, em instalações dentro de suas aldeias no sudoeste do Pará e norte do Mato Grosso. A castanha produz um rico óleo de castanha, usado como base em produtos para a pele, xampus e sabonetes, de conhecidas marcas de produtos cosméticos brasileiros.

Concedida pela entidade Imaflora, a certificação FSC atesta que as florestas são manejadas pelos índios Kayapó com respeito ao meio ambiente, aos direitos do trabalhador e com repartição de benefícios para todos os envolvidos. Por sua vez, a certificação orgânica, concedida pelo IBD, atesta que os produtos são livres de agrotóxicos.

Os serviços oferecidos pelo Balcão de Serviços para Negócios aos Kayapó envolveram a reformulação de suas atividades de coleta e produção do óleo de castanha dentro de suas aldeias, além da capacitação para administrarem seus negócios. O resultado, segundo a assessoria do Imaflora, é um produto de alto padrão de qualidade, amplamente aceito na cadeia de suprimentos de produtos cosméticos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/253687/visualizar/