Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 16 de Dezembro de 2006 às 18:21

    Imprimir


Pequenas agroindústrias foram revitalizadas no primeiro mandato do Governo Blairo Maggi, beneficiando 260 famílias de 13 associações, em igual número de Municípios, por meio do Programa de Apoio à Agregação de Valor e Desenvolvimento Rural (Prove Mais). Criado neste Governo, o programa visa fomentar a economia da pequena agroindústria assegurando a comercialização da produção das associações e cooperativas.

Os projetos aprovados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) contemplam vários elos da cadeia produtiva como mandiocultura, orizicultura, cafeicultura, ranicultura e bovinocultura de leite, entre outras atividades. Com recursos próprios (Fonte 100), no valor de R$ 345, 2 mil o Governo está revitalizando projetos em andamento que necessitam de aportes de recursos para o seu total funcionamento, além da geração de emprego e renda.

“Os micro-empreendimentos de hoje podem se transformar em médios ou grandes negócios no futuro. Às vezes o que falta é uma mão estendida para que o empresário deslanche e se transforme num importante agente de desenvolvimento. É o Estado assumindo o papel de indutor do desenvolvimento. Por isso, os financiamentos do Programa Provemais foi uma mão estendida para projetos que estavam parados e precisavam de uma pequena ajuda para voltarem a operar”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

Por meio de convênio firmado entre a Seder e a Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (MT Fomento), foram beneficiadas entidades instaladas em Jangada, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste, Barão de Melgaço, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Dom Aquino, Peixoto de Azevedo, Nova Guarita, Matupá, Água Boa e Colniza.

Agente financeiro, a MT Fomento é responsável pelos financiamentos concedidos mediante a autorização expressa da Secretaria de Desenvolvimento Rural. À Seder cabe acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos. O prazo para pagamento dos empréstimos é de 36 meses, mais 18 meses de carência. Pelas normas de operacionalização de crédito para o Projeto Provemais, as garantias de ressarcimento por valor pleiteado ao MT Fomento são hipotecas de benfeitorias adquiridas com recursos do financiamento. Em caso de inadimplência a cobrança de juros e multa é de 1% sobre o valor financiado.





Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/253827/visualizar/