Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 12 de Dezembro de 2006 às 11:48

    Imprimir


O Prefeito de Sinop, Nilson Leitão, vai buscar apoio em Brasília para resolver algumas situações que poderão colocar o Estado e o Município numa expectativa ascendente no tocante à retomada do crescimento econômico.

Logo no início da tarde de terça-feira, 12, o prefeito, acompanhado do senador Antero Paes de Barros será recebido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Nesta audiência estão em pauta o credenciamento através do Ministério das Cidades para obras de Saneamento Básico no Município, pavimentação da BR-163 e exportação de cortes bovinos para a Europa.

EXPORTAÇÕES – De acordo com Leitão, a intenção é argumentar com Calheiros a possibilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) credenciar Sinop e a região, localizada no Paralelo 13 e classificada como Zona Tampão, como Zona Livre e apta para exportação de cortes para os países europeus e não somente Oriente Médio.

“Estamos livres da Aftosa há mais de 10 anos, mas por causa desta classificação estamos impedidos de atender este vasto continente”, desabafou o prefeito de Sinop, que tem um grande potencial pecuário que poderia estar sendo mais bem explorado. Esta região, classificada como Zona Tampão, corresponde a 1/3 do rebanho total do Estado.

ESGOTO – A liberação dos R$ 40 milhões para dar início às obras de implantação do Sistema de Saneamento Básico em Sinop também será discutida. Para ele, a intervenção do presidente do Senado irá ajudar na busca de uma solução. “Fomos classificados em 1º lugar em todo o Brasil, atendendo a todas as exigências, mas por uma mudança nos critérios do Ministério das Cidades no tocante à liberação dos recursos, não fomos incluídos na lista”, contou.

BR-163 – Na mesma audiência Leitão também deve falar sobre a recuperação e asfaltamento da principal rodovia federal do Estado, a BR-163. Para o prefeito, a 163 é o futuro de Sinop e toda a região. “Precisamos do empenho de todos os nossos representantes políticos no Congresso, pois esta estrada é a garantia de um futuro promissor e de muitas vitórias”, ressaltou.

A pavimentação total da 163, até o Porto de Santarém (PA) diminui em muito a distância até o porto e para outros países, melhorando o preço e tornando Mato Grosso altamente competitivo no mercado externo. “A ligação de Sinop a Santarém é um sonho e uma luta. Não vamos desistir”, finalizou.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/254766/visualizar/