Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 10 de Dezembro de 2006 às 20:13

    Imprimir


A prioridade dada pelo Plano Plano Plurianual (PPA) 2008-2011 aos projetos de integração das diferentes regiões do país e do Brasil com o resto da América do Sul é elogiada pela economista Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista nos temas de integração nacional, a autora do livro Ensaios sobre o Desenvolvimento Brasileiro destaca a necessidade de obras para o Nordeste.

Em sua lista, considera essencial a ferrovia Transnordestina, que liga Piauí aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE). "São obras desse tipo que integram o Nordeste com a dinâmica de economia do Centro-Oeste e ligam o Nordeste Oriental ao Nordeste Ocidental", avalia a economista, que integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, vinculado à Presidência da República.

Tânia também considera que o governo deve priorizar investimentos em cidades do interior do país, avalia a economista. "Uma das fragilidades do Nordeste, do Norte e de uma parte do Centro-Oeste é a malha urbana. Há cidades muito pequenas ou que não têm estrutura. Esse seria um programa de integração fundamental. No interior do Brasil, as cidades fazem falta", afirma.

"Mas cidade não é só aglomeração de pessoas, cidade precisa de estrutura, de saneamento, de escolas, universidades. Investimento em cidades estratégicas no interior do Brasil contribui para a integração do país", destaca Tânia Bacelar.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255105/visualizar/