Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Domingo - 10 de Dezembro de 2006 às 06:30

    Imprimir


Os produtores rurais de Mato Grosso têm até a próxima segunda-feira (11) para realizar a comunicação da vacina contra a febre aftosa às unidades do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). O prazo venceria no próximo domingo (10), mas em decorrência das unidades do Indea no interior não funcionarem nos fins de semana, o prazo foi extendido.

Em entrevista ao RMT Online, o presidente do Indea Decio Coutinho disse que as propriedades que não fizerem a declaração serão vistoriadas por fiscais e técnicos do órgão a partir da próxima terça-feira (12), fazendo assim a notificação dos proprietários ou arrendatários. Caso a vacina não tenha sido aplicada, receberão multas de R$ 58 por cabeça de gado, e serão obrigados a imunizar o rebanho com acompanhamento do Indea. Além disso, as guias de transporte dos animais ficarão suspensas até que o gado receba a vacina.

O presidente informou ainda ao RMT Online que a imunização na região do baixo pantanal se estende até o dia 23 de dezembro, em decorrência das chuvas e do manejo do gado nesta época do ano.

Esta é a terceira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso e compreende a vacinação de 100% de todo o gado. Decorreu no período de 1º a 30 de novembro com a meta de imunizar cerca de 27 milhões do rebanho bovino e bubalino em todo o Estado.

De acordo com Coutinho, esta etapa é realizada para assegurar e notificar que todo o rebanho de Mato Grosso está sendo imunizado pelos produtores, para que não traga riscos de ter animais doentes.

No Estado as campanhas são realizadas em três etapas durante o ano. No mês de fevereiro são vacinados os rebanhos de idade entre zero a 12 meses, no mês de maio, com bovinos e bubalinos de 12 a 24 meses e, no mês de novembro, a vacinação compreende todo o rebanho.

Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 0800-653015. As ligações são gratuitas.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/255227/visualizar/