Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Domingo - 03 de Dezembro de 2006 às 22:39

    Imprimir


Fazendeiros argentinos começaram neste domingo uma greve contra as políticas do governo, o que pode afetar o abastecimento no país, um dos maiores exportadores de produtos agrícolas da região.

Durante nove dias, três dos quatro maiores grupos fazendeiros argentinos vão suspender as vendas de grãos e de carne para protestar contra a intervenção governamental nos mercados relacionados a pecuária, milho e trigo.

As restrições sobre as exportações de carne, que buscam conter os preços no mercado doméstico, irritaram em especial o setor.

"Esse é um ataque contra a liberdade do comércio. (Autoridades do governo) intervieram em virtualmente todos os mercados", disse Jorge Srodeck, secretário de uma associação agrícola chamada Carbap, a uma televisão local.

A greve foi convocada pelas Federações Rurais Argentinas, que unem 100 mil produtores, e a historicamente poderosa Sociedade Rural Argentina.

A Argentina é a terceira maior exportadora mundial de carne e de soja, a segunda maior fornecedora de milho e fica entre as cinco que mais exportam trigo.

Autoridades do governo afirmaram que o protesto é político, já que o setor agrícola ainda tem fortes lucros graças aos altos preços internacionais e aos baixos custos locais para produção, ajudada pela política de moeda fraca.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/256599/visualizar/