Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Novembro de 2006 às 14:41

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) promov nesta sexta-feira, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, diversas ações de mobilização em parceria com a Secretaria Municipal de Cuiabá e a Ong Corações Amigos. Com o tema “A vida é mais forte que a Aids” durante todo o dia haverá divulgação na rodoviária de Cuiabá e no ganha Tempo com exibição de vídeos educativos, entregas de folders informativos, abordagens explicativas e distribuição de preservativos. As atividades ocorrerão em período integral.

“O tema principal da campanha desse ano é a luta contra o preconceito. O portador do HIV, além de ter que enfrentar o problema da doença, tem que conviver com a discriminação das pessoas. Por isso a necessidade dessas campanhas para chamar a atenção da população para a importância dessa problemática”, informou a técnica da Coordenadoria de Ações Programáticas da Ses, Dorvina Figueiredo.

“A Secretaria desenvolve ação pactuada com os municípios nesta mobilização do dia 1º de dezembro sensibilizando para a importância da garantia do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde aos exames e ao tratamento. A Saúde do Estado garante, ainda, o acesso dos profissionais dos serviços de saúde da rede Sus a toda capacitação referente ao atendimento dos pacientes portadores do vírus HIV destacando que o exame, ou teste, para se verificar a existência da doença é oferecido gratuitamente pela rede pública de saúde”, disse Dorvina.

Serviços - Os órgãos para a realização dos testes são os Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA’s). Estão situados em Cuiabá no Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac) na Rua Thogo Pereira S/Nº, Porto, na Avenida Miguel Sutil nº. 2880, bairro Jardim Paulista, nas Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, CPAI, Planalto e Pascoal Ramos. Já em Várzea Grande, a população pode encontrar os serviços na Rua 24 de maio, S/Nº, Centro. Outros municípios que possuem esses tipos de serviços são: Rondonópolis, Diamantino, Juara, Cáceres, Barra do Graças, Tangará da Serra, Confresa, Alta Floresta e Sinop. “Os exames são sigilosos e gratuitos. Os CTAs estão à disposição da população para a realização dos exames e encaminhamento para os Serviços de Assistência Especializada (SAE)”, enfatizou Dorvina Figueiredo.

Números - O Perfil epidemiológico do Estado de Mato Grosso registra um número total de casos de Aids em adultos maiores de 13 anos acumulados entre 1984 e outubro de 2006, de 3.607 casos confirmados. No ano de 2005 foram registrados 331 casos de Aids adulto, com uma taxa de incidência de 11,8 para cada 100 mil habitantes. Em 2006, no período de janeiro a outubro foram notificados 86 casos.

Idosos - Nas pessoas com 50 anos ou mais, observa-se uma tendência de crescimento da doença. Entre 1996 e 2005, na faixa etária de 50 a 59 anos, o número de casos entre homens passou de 14 para 23 casos. Entre as mulheres, cresceu de 3 para 10 casos. No mesmo período há um aumento do número de casos entre indivíduos com mais de 60 anos. Nos homens passou de 9 para 11 casos. Nas mulheres cresceu de 1 para 3 casos por ano.

Sexo e faixa etária - No Estado de Mato Grosso, na população masculina, foram diagnosticados em 1996, 186 casos e em 2005, 200 casos. Nos adolescentes entre 13 e 19 anos, em 1996 foram 4 casos, já em 2005, 2 casos. Com relação aos jovens até 24 anos, houve uma redução de 20 para 12 casos. Nas mulheres, o número de casos diagnosticados saltou de 88 para 131 casos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257272/visualizar/