Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 23:30

    Imprimir


Mais de 90 trabalhadores do município de Vera ( 458 km ao Norte de Cuiabá), estão participando do último curso de qualificação do Projeto Parceria Rural – Agricultura, realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social.

Os módulos tiveram início na última segunda-feira (27.11) e vão até o dia 11 de dezembro, inclusive com aulas aos sábados e domingos. Fazem parte do curso os módulos Ética e Cidadania, Relações Inter-pessoais e auto-estima, Preparo do solo, Plantio, Operação e manutenção de trator, Colheitadeira de grãos e Saúde e Segurança do trabalho.

Além disso, os 30 melhores alunos participam também do módulo de agricultura satelital de precisão, com noções de GPS. Ao final, esses alunos recebem o diploma assinado pelos parceiros, pelo governador e pelo Conselho do Trabalho e, além disso, eles recebem diferencialmente uma carteirinha comprovando a aptidão para trabalhar com pulverização.

“Os fazendeiros estão fechando contratos temporários com os trabalhadores e tenho certeza que esses 93 qualificandos vão ter mais chance quando chegar a hora do plantio e da colheita”, afirmou a coordenadora do projeto de Parceria Rural, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

A coordenadora explicou ainda que enquanto os trabalhadores participam das aulas, ela visita as fazendas da região para fechar possíveis contratações. “Em alguns casos, mesmo antes do início do treinamento no município, os agricultores já manifestam interesse em contratar os alunos”, destacou Rosamaria.

Apenas este ano, o Projeto Parceria Rural – Agricultura já qualificou mais de 1,2 mil trabalhadores nos municípios de Pedra Preta, Tangará da Serra, Campo Verde, Alto Araguaia, Tapuráh, Lucas do Rio Verde, São José do Rio Claro, Querência, Sorriso e Comodoro.

Em 2007, o projeto será reformulado e, uma das mudanças, diz respeito ao público alvo. “Nós vamos dar oportunidade para aqueles trabalhadores que estão empregados, mas correm risco de perder o trabalho devido à falta de qualificação”, explicou a secretária Terezinha Maggi.

Atualmente, são parceiros no projeto as empresas Valtra, AGCO (Massey Ferguson), John Deere, CNH (Case e New Holland), Solo Vivo Fertilizantes, Jacto, Indústria Aeronáutica Neiva, Basf, Tatu Marchesan, Semeato, Empaer, sindicatos rurais e prefeituras municipais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257448/visualizar/