Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 28 de Novembro de 2006 às 16:52

    Imprimir


O 1° Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Mato Grosso começou na manhã desta terça-feira (28.11), no Centro de Eventos do Pantanal, com a realização da última reunião do Fórum Estadual de Turismo. Uma das decisões mais importantes foi a definição do tema da Festa Internacional do Pantanal 2007 que será ‘Turismo nos caminhos de Rondon: Festas e Negócios”. “A definição do tema é importante para que os prefeitos e secretários municipais de turismo possam começar a preparar o material de divulgação para a festa”, ressalta a secretária estadual de Desenvolvimento do Turismo e presidente do Fórum, Yêda Marli Oliveira Assis.

Na reunião do Fórum, a secretária Yêda Assis cumprimentou os secretários municipais de Turismo presentes ao encontro. Yêda disse, também, que recebeu um telefonema do secretário-geral do Ministério do Turismo, Márcio Favila, cumprimentando o Governo do Estado pela iniciativa de realizar o encontro com os secretários.

Ela aproveitou para lembrar que, este ano, o Fórum foi eleito pelo Ministério do Turismo, como o mais atuante e presente do Brasil. “Atingimos um dos maiores índices de participação, ou seja, 96%”. Além disso, o grupo discutiu temas importantes como as linhas de crédito, a polêmica do aeroporto Marechal Rondon, roteiro de integração Cuiabá - Campo Grande através do Pantanal, cursos de capacitação do Programa de Qualificação do Turismo (Proqtur), promoção do turismo em Mato Grosso, segmentação do mercado turístico e vários outros muito importantes para o desenvolvimento do setor.

Na opinião de Yêda Marli a implantação do Fórum fortaleceu a cadeia produtiva do turismo, deu voz e espaço ao Mato Grosso dentro do Ministério do Turismo. “A decisão do Fórum é soberana e representa a vontade do povo. Os projetos são aprovados pelos representantes das entidades e só passa se tiver a aprovação da maioria”, explica.

Já para a representante do Pólo Araguaia, Angélica Garcia, o Fórum é um instrumento que auxilia a construção de um novo Mato Grosso. “Como temos representantes de várias entidades ligadas ao setor do turismo a decisão da aplicação do dinheiro público fica mais transparente”, explica.

O representante da Associação dos Municípios Mato-grossenses (AMM), acrescenta que o Fórum desencadeou muitas discussões que contribuíram para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. “É um instrumento que torna o setor muito mais ativo e forte”, diz.

E o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindtur), Oiran Gutierrez além de destacar o trabalho do Fórum, ressaltou ainda que o trabalho da secretária estadual de Desenvolvimento do Turismo, Yêda Marli Oliveira Assis foi um marco para o turismo mato-grossense. “Só daqui uns 10 ou 20 anos que teremos noção do resultado da garra e da força desta secretária. Foi um trabalho de formiguinha que contribuirá para o futuro do turismo em Mato Grosso”.

Encontro reúne 140 representantes do turismo de MT

O 1° Encontro de Secretários e Dirigentes do Turismo terá continuidade amanhã, no Sesc Pantanal, a 145 quilômetros de Cuiabá, no município de Poconé. O objetivo é fazer um balanço do que foi feito no setor nos últimos quatro anos e definir metas para os próximos quatro anos. Durante toda a quarta-feira (29), pelo menos 140 representantes municipais do turismo estarão reunidos para discutir as novas metas para o setor. “É um momento de analise e uma oportunidade para os municípios medir o que conseguiram e definir o que querem para os próximos anos”, frisa Yêda Marli.

Técnicos da secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) farão um balanço das ações e divulgarão números do setor conquistados na gestão da secretária Yêda Marli. “Vamos ver o que alcançamos e ainda o que falta. Também avaliaremos se estamos no caminho certo”.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/257759/visualizar/