Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Novembro de 2006 às 05:36

    Imprimir


A Ucrânia lembra hoje a morte de milhões de camponeses de fome na coletivização obrigatória das terras decretada por Stalin, com as opiniões divididas sobre a declaração do processo como um genocídio contra o povo ucraniano.

Na capital, Kiev, haverá lugar uma cerimônia oficial, com o lançamento da pedra fundamental da sede do futuro memorial em honra aos milhões de vítimas da coletivização e da repressão política stalinista.

O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, e outros líderes políticos e religiosos participarão de uma manifestação na praça de Sófia.

Yushchenko apresentou em outubro ao Parlamento um projeto de lei que declara como "genocídio" a morte de milhões de camponeses ucranianos, que será votado no início desta semana.

A fome matou de 7 a 10 milhões de camponeses em 1932 e 1933, deixando uma marca muito profunda na memória dos ucranianos. E Yushchenko assumiu a tarefa de fazer justiça a seus antepassados.

No entanto, o primeiro-ministro, Viktor Yanukovich, e o seu Partido das Regiões, já anunciaram sua oposição ao projeto, assim como os comunistas.

A Rússia, herdeira da União Soviética, sustenta que a coletivização também deixou um rastro de fome e desolação na Rússia, na bacia do Volga, no Cáucaso, no Cazaquistão e no Quirguistão.

Caso Moscou assumisse a responsabilidade e reconhecesse a crise da fome como "genocídio contra o povo ucraniano", poderia ter de indenizar Kiev, abrindo um perigoso precedente.

Em 1930, Stalin lançou seu ambicioso plano de coletivização das terras. O processo de dois anos foi especialmente violento na Ucrânia, então chamada de "celeiro da Europa" e um dos maiores produtores de trigo do mundo.

Muitos camponeses ucranianos resistiram, o que provocou a ira de Stalin. Ele mandou confiscar os produtos agrícolas e comestíveis durante um ano para dobrar a oposição da população.

Segundo diversos historiadores, na primavera de 1933 chegaram a morrer até 25 mil pessoas por dia. Foram documentados até mesmo casos de canibalismo.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258489/visualizar/