Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 23 de Novembro de 2006 às 14:08

    Imprimir


O Ministério da Educação suspendeu temporariamente o processo seletivo do Programa de Financiamento Estudantil para o Ensino Superior (Fies). O novo período de inscrição para os alunos interessados será realizado de 25 de novembro a 3 de dezembro. A nova portaria deve ser publicada segunda-feira (20) no Diário Oficial da União.

A decisão foi tomada porque diversas instituições perderam o prazo, informa o coordenador do programa, Celso Ribeiro. Segundo ele, muitas não interpretaram corretamente, deixaram de inscrever alguns cursos e não enviaram os documentos corretos. Por isso, pediram a mudança. "Foi uma falha das universidades, não houve nenhum problema do MEC".

Pelo plano original, o prazo para inscrições dos estudantes que já possuem bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) terminaria neste domingo (19) e os demais teriam uma semana a mais.

A principal novidade do Fies neste ano é a redução dos juros para o empréstimo. A taxa caiu de 9% para 6,5% ao ano. Para os alunos que cursam licenciaturas, pedagogia, normal superior ou cursos tecnológicos registrados no cadastro do Ministério da Educação, a taxa é de 3,5%, o que significa juro real zero, pois equivale à inflação. O benefício vale também para os cerca de 80 mil estudantes destas áreas que já usam o Fies, quando forem renovar o financiamento.

Desde sua criação, em 1999, o Fies já financiou os estudos de cerca de 390 mil alunos, com investimentos acumulados de R$ 4 bilhões, segundo o MEC.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/258863/visualizar/