Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 18:12

    Imprimir


O relator especial da ONU para a proteção dos direitos humanos na luta contra o terrorismo, Martin Scheinin, manifestou hoje sua suspeita de que os Estados Unidos mantêm centros de detenção secretos em diversas partes do mundo.

Scheinin, que participou de uma conferência sobre direitos humanos em Berlim, disse à agência alemã "dpa" que o debate sobre a existência de prisões secretas não significou o fechamento das mesmas, e afirmou que o mais provável é que tenham sido transferidas.

No entanto, disse que nem todas as suspeitas devem ir contra os Estados Unidos, pois há outros países - entre eles citou o Marrocos - que mantêm uma "cooperação muito estreita" com Washington e são, portanto, co-responsáveis.

Neste contexto, Scheinin pediu que os Estados ocidentais mostrem "mais sensibilidade" na aplicação das leis contra o terror, com o argumento de que "têm grande responsabilidade no futuro desenvolvimento do mundo".

O relator da ONU criticou o fato de muitos países colaborarem no âmbito antiterrorista com as potências ocidentais sem colocar limites a essa cooperação, deixando ao livre julgamento do parceiro poderoso aspectos importantes como modalidades e tempo de detenção de um suspeito.

"O país que tem a maior responsabilidade de todos é, sem dúvida, os Estados Unidos", disse Scheinin, para quem "o fato de esse país tomar a liberdade de tratar os suspeitos como combatentes ilegais, ignorando com isso o direito internacional humanitário, é um sinal alarmante".

A Turquia é outro país que, na opinião do relator da ONU, tem grande déficit no apoio aos direitos humanos em tempos de guerra.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264119/visualizar/