Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 31 de Outubro de 2006 às 17:00
Por: Andréia Medeiros

    Imprimir


Radamés Gnattali, um dos compositores musicais mais conhecidos, será lembrado pelo projeto Circulação de Música de Concerto, patrocinado pela Fundação Nacional de Arte (Funarte) e Petrobrás, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Um dos participantes do concerto é o violonista e intérprete Edelton Gloeden, integrante do Trio Opus 12 de violões. Em Cuiabá, o Concerto contará ainda com os músicos Paulo Porto Alegre (violão), Daniel Murray (violão), as pianistas Fernanda Chaves Canaud e Rosana Civile. O projeto que percorrerá o Centro-Oeste será encerrado em Cuiabá nos dias 06, 07 e 08 de novembro, no Palácio da Instrução, a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Edelton Gloeden é doutor em Artes pela USP, onde é professor no Departamento de Música da ECA. Apresenta-se nos mais importantes festivais brasileiros e em diversos países da América Latina - Estados Unidos e Europa. Tem se dedicado ao repertório brasileiro, realizando inúmeras audições de obras de compositores como Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Lina Pires de Campos, Paulo Costa Lima, entre outros.

Em sua discografia destacam-se: “Uma Festa Brasileira” com o flautista José Ananias, “Encantamento” - Essência do Brasil e “Four Bach Suítes for Orchestra” (Delos Internacional). Em 2001 recebeu o Prêmio Carlos Gomes, na categoria Solista Instrumental. É coordenador do programa “Tempos de Concerto”, da rádio USP – FM.

O Trio Opus 12 foi formado em 1977, em São Paulo, pelos violonistas Paulo Porto Alegre, Oscar Ferreira de Souza e Clemer Andreotti e realizou inúmeros recitais por todo Brasil pelo período de 10 anos. Em 1982, realizou uma gravação (em LP) intitulada: “Trio opus 12”, contemplando as mais importantes obras renascentistas, clássicas e modernas para trio de violões.

Após um intervalo de 17 anos o Trio Opus 12 volta a ser formado pelos violonistas Paulo Porto Alegre, Daniel Murray e, Eduardo Minozzi Costa, tendo como objetivo principal à execução da música do século XX na sua pluralidade estética, popular e erudita. O grupo é composto pelos músicos: violão: Paulo Porto Alegre, Edelton Gloeden e Daniel Murray, além das pianistas Fernanda Chaves Canaud e Rosana Civile.

Prêmio Carlos Gomes - Criado em 1996, ano do centenário de morte do compositor Antônio Carlos Gomes, o prêmio leva o nome do primeiro compositor brasileiro a ter o trabalho reconhecido internacionalmente, sendo executado e aplaudido nas mais importantes salas de concerto do mundo. Desde 2001, o Prêmio Carlos Gomes tem abrangência nacional, analisando obras desenvolvidas ou apresentadas em todo o país.

Os indicados ao Prêmio Carlos Gomes são nomeados e votados pelo Órgão Colegiado, cujos membros são escolhidos pela Secretaria da Cultura de São Paulo, juntamente com a Alice Carta Promoções Ltda. O júri é formado por profissionais do meio musical, como críticos de música e curadores.

Radamés Gnattali - Nasceu em 1906, na cidade de Porto Alegre e morreu no Rio de Janeiro em 1988. É um dos compositores mais conhecidos que navegou entre o erudito e o popular. Escreveu quatro concertos e obras solo para violão. Desta alquimia entre a chamada “música de concerto” e a popular, que influenciou toda uma geração de compositores, é que o Trio Opus 12 de Violões tirou sua inspiração para o concerto.

Entre suas composições, além da famosa “Rapsódia Brasileira”, concebida durante o Estado Novo (1932), figuram: as 13 “Brazilianas”, quartetos e trios e 26 concertos - entre eles um concerto para piano e orquestra, concertos para harpa e um Concerto para Harmônica de Boca, dedicado a Eduardo Nadruz, o Edu da Gaita. Projetou-se também como exímio arranjador orquestral. Criou, entre outras, a música incidental da novela Roque Santeiro (1986).

PROGRAMAÇÃO:

Data: 06/11/2006 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução Lição de Música-Palestra com Paulo Porto Alegre. Salão Nobre do Palácio da Instrução, com exibição do vídeo “Nosso Amigo Radamés”.

Data: 07/ 11/ 2006 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução CONCERTO 1: “Discípulos Interpretam o Mestre Radamés Gnattali” – com o Duo Fernanda Chaves Canaud – Piano - e Paulo Porto Alegre – Violão

Data: 08/ 11/ 2006 às 19h Local: Salão Nobre do Palácio da Instrução CONCERTO 2 : “Radamés e seus amigos”- com o Trio OPUS 12 de Violões.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/264132/visualizar/